Durante a coletiva de imprensa nessa quinta-feira (2) em Spielberg na Áustria, palco da primeira etapa da temporada 2020 da F1, o tetracampeão Sebastian Vettel, abriu o jogo e diz que nunca recebeu proposta para renovar seu contrato com a Ferrari. A escuderia italiana havia anunciado que o vínculo com o piloto alemão se encerraria neste ano.
Em um determinado momento, Vettel afirmou que recebeu a notícia sobre sua saída da equipe, após receber telefonema do chefe Mattia Binotto e diz que não houve ponto de discórdia:
“Não havia ponto de discórdia. Obviamente, foi uma surpresa para mim quando recebi o telefonema de Mattia [Binotto, chefe da equipe Ferrari] quando ele me disse que não havia mais nenhuma intenção da equipe continuar. Nós nunca entramos em discussões – nunca houve uma oferta em cima da mesa e, portanto, não havia nenhum ponto de discórdia.”
Em entrevista para a rede televisiva Sky Sports Italia, Mattia Binotto diz que a Ferrari analisou sobre o assunto e afirma que tomaram a escolha certa em encerrar o vínculo com Sebastian Vettel:
“Durante esse período, tivemos tempo para refletir, refletir e chegar em uma conclusão. Estamos satisfeitos com nossa escolha. Acho que foi a coisa certa para ele e para nós. Quanto ao futuro de Vettel, acho que ele é tão apaixonado por esse esporte. Ele vai querer voltar, apesar de ter algumas coisas em que pensar”.
Logo após ter a saída de Vettel confirmada, a Ferrari anunciou na mesma semana que o espanhol Carlos Sainz, hoje titular da McLaren, seria seu substituto. Porém, na época, nenhum dos envolvidos deu mais detalhes sobre as circunstâncias do rompimento, dando a entender que a decisão havia sido mútua.
Durante a entrevista, o alemão foi questionado se estaria negociando com outras equipes e até o momento ele nega conversas, mas deixa claro que quer ir pra equipe de ponta:
“No momento, eu realmente não estou tendo nenhuma conversa. Se eu não conseguir vaga em time de ponta, eu não me interesso em correr em equipes menores. Olhando para o futuro, obviamente quero ter certeza de tomar a decisão certa para mim e para o meu futuro. Acho que tenho uma natureza muito competitiva, consegui muito no esporte”.
A temporada 2020 da F1 inicia nesta sexta-feira (3) em Spielberg na Áustria, com as duas sessões de treinos de sexta-feira às 06h00 e às 10h00, no horário de Brasília. No sábado (4), o terceiro treino livre começa às 07h00 e o treino de classificação será às 10h10. A corrida será no domingo (5) às 10h10 e contará com 71 voltas.