Em meio a pandemia do Coronavírus, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), anunciou que os aprovados na segunda etapa dos editais de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), podem efetuar matrícula de forma on-line. A segunda etapa da matrícula dos 237 candidatos convocados ainda é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2020.
Os candidatos aprovados devem enviar os documentos escaneados, pelo e-mail anexo1geral@ufjf.edu.br, entre os dias 6 e 15 de julho. Toda orientação sobre envio de documentos pode ser acessada no portal da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Dentre os requisitos, o documento do portal diz que os candidatos dos grupos A, B, C, D ou E, devem enviar os arquivos em PDF, JPEG ou PNG. O e-mail a ser enviado deverá conter os dados do(a) candidato(a), no corpo do e-mail, tais como: nome completo, CPF, grupo de ingresso, contatos de telefone e e-mail. Além disso, deverão ser listados os documentos que estão sendo enviados em anexo.
Já os candidatos aprovados nos grupos A e B precisam enviar, adicionalmente, os documentos e formulários listados no Anexo 2 do Regulamento de Matrícula, incluindo o formulário de informações socioeconômicas. A documentação, também escaneada, deve ser encaminhada para o email anexo2renda@ufjf.edu.br.
A UFJF informa também que não aceitará documentos enviados por candidatos convocados através de outros editais e somente são consideradas as documentações de requerentes que tenham realizado a pré-matrícula on-line, dentro do prazo estipulado.
Disponibilização de scanner
Durante o período entre 6 e 15 de julho, a Central de Atendimento (CAT) da UFJF disponibilizará scanner e computador para que os estudantes possam enviar os documentos. Além disso, também haverá a presença de um representante da Cdara para dar suporte às demandas que forem apresentadas.
A instituição recomenda que os candidatos agendem horário prévio, entre 13h e 17h, para evitar aglomeração de pessoas no local. Os agendamentos devem ser feitos por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. Em Governador Valadares, o suporte será oferecido pelo Setor de Graduação, com agendamento pelo e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br.
Heteroidentificação
A UFJF anunciou que os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas devem, obrigatoriamente, submeter-se à Banca de Heteroidentificação, que será realizada na modalidade presencial. Os candidatos serão convocados através do endereço eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
Análise de documentos
O resultado referente à documentação exigida no anexo 1 de matrícula disponível no portal da Cdara, será encaminhado para o e-mail do candidato, até uma semana após a finalização da data estipulada para envio dos comprovantes. Caso haja alguma pendência, o estudante será informado, individualmente, sobre o novo prazo para a entrega deste documento.
Já sobre os documentos pedidos no anexo 2 do Regulamento de matrícula, a resposta da análise segue o cronograma de resultados e recursos a ser divulgado na página da Cdara. Cabe ao candidato acessar o endereço eletrônico nas datas estipuladas para saber quais as resultâncias da análise socioeconômica.