Minas vem mantendo controle da epidemia e evita pico de casos

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram nesta quinta-feira (25/6) da coletiva virtual sobre o enfrentamento ao coronavírus em Minas. Carlos Eduardo Amaral destacou que as ações implementadas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia, juntamente com a conscientização da população, tem permitido que Minas consiga evitar, até o momento, o pico da doença, ou seja, uma explosão de casos.

Conforme o gestor, é fundamental que todos, inclusive a imprensa e a sociedade, entendam que é o momento de aumentar o isolamento. “Essa ampliação do isolamento é a função e obrigação de cada cidadão – e não somente do governo e prefeituras. Cada pessoa tem que entender que se tivermos o isolamento adequado, efetivamente, não teremos o pico”, reforça.

Ainda de acordo com o secretário, desde o início de março, já foram realizadas inúmeras ações do Estado nas áreas de comunicação, estruturação da rede, disponibilização financeira, mobilização, compra de equipamentos, treinamento e contratação de pessoas, parcerias com várias empresas privadas, telemedicina, ampliação da capacidade de testagem e abertura de leitos.

“Passados esses três meses, não tivemos uma explosão da epidemia, como ocorreu em alguns países e estados. Temos conseguido controlar e evitar esse pico até agora e, com certeza, isso ajudou a salvar vidas. Agora, momento em que está subindo o número de casos, precisamos contar com a população e retornar para um isolamento mais intenso. Estamos trabalhando inúmeras horas, sete dias por semana, e esses esforços serão mantidos para que tenhamos bons resultados e Minas Gerais fique bem”, reforça.

Amaral chamou a atenção para a importância da vacinação contra a gripe, que termina na próxima terça-feira (30/6), e também da imunização contra o sarampo, que será estendida até o dia 30/8 e é direcionada ao público de 20 a 49 anos. Além disso, anunciou o início do projeto Medicamento em Casa no município de Pouso Alegre.

Mais transparência

Com o intuito de trazer mais transparência aos dados divulgados pela secretaria, o site institucional foi modificado e atualizado. “O site está mais intuitivo e fácil navegação. Todas essas modificações fazem parte de um esforço de transparência e comunicação que a SES-MG tem feito com muita regularidade”, disse Carlos Eduardo Amaral.

Em relação ao Hospital de Campanha, o secretário informou que está em processo de contratação a organização social que irá administrar a unidade e reforçou a ampliação de leitos em instituições hospitalares já existentes.

“Hospital de Campanha é uma reserva técnica para que, se em algum momento, entendermos que está aumentando o risco de descontrolar a epidemia, iremos utilizá-lo. É fundamental que todos entendam que temos um planejamento e ele inclui a ativação dos setores da saúde, dentro de um plano de contingência. Estamos focados, neste momento, na ampliação de leitos em unidades já existentes”, esclarece.

Ainda segundo Amaral, já foram abertos aproximadamente 1 mil leitos de UTI em todo estado. Também serão abertos leitos em hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). No Hospital Galba Veloso, por exemplo, serão instalados 200 novos leitos de enfermaria. “Além disso, as prefeituras estão recrutando unidades dentro de seus planejamentos. Para o interior do estado, estamos enviando mais de 140 respiradores para abertura de unidades de terapia intensiva, ou seja, estamos fazendo uma ampliação do contingente de leitos”, enumera.

Estruturação regional

Amaral reforçou que o Estado está acompanhando o que está acontecendo no interior, identificando as dificuldades e tomando as medidas corretivas, estruturadas pelos planos de contingência. “De forma geral, o Estado está socorrendo e está muito atento às regiões. Caso haja alguma necessidade de assistência imediata, ela entrará em nosso sistema de regulação e, se for fundamental a transferência de pacientes, faremos para uma região que tenha leitos disponíveis”, explica.

A SES-MG vai contar com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais na orientação da população em relação às ações de prevenção. “Um apoio mais ostensivo da PM às nossas medidas de isolamento, neste momento, será muito importante. Os militares em serviço darão instruções sobre uso das máscaras, aglomerações e formações de filas de forma adequada. Além disso, a PM tem a função de acompanhar e dar apoio à fiscalização municipal”, disse Carlos Eduardo Amaral.

Minas Consciente

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, já são 157 municípios aderidos e 3,7 milhões pessoas impactadas pelos protocolos do Minas Consciente. Todas as regiões do estado contam com municípios que aderiram ao plano. As regiões que possuem mais municípios aderidos são: Sudeste (com 48 municípios), Centro-Sul (36 municípios), Centro (20 municípios) e Noroeste (14 municípios aderidos ao programa). “A tendência é que esse número cresça e que tenhamos cada vez mais representatividade do Minas Consciente no estado”, disse.

A partir de sábado (27/6), conforme decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 publicada nesta quinta-feira (25/6) no Diário Oficial Minas Gerais, a macrorregião Leste do Sul, que conta com dez municípios, volta para a onda branca e a Centro-Sul, que conta com 36 municípios aderidos ao plano, volta para onda verde.

“À medida que os dados epidemiológicos forem piorando e a situação for se agravando, é desejável que as ondas do plano também tenham o movimento de avanço e de regresso. Por mais que estejamos empenhados em preservar a economia, em preservar os empregos, precisamos também preservar vidas”, disse Passalio.

Hoje, na onda verde estão as macrorregiões Centro-Sul, Centro, Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sudeste, Triângulo Norte, Triângulo Sul e Vale do Aço. Na onda branca estão as macrorregiões Leste do Sul, Norte e Sul

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.