Guarda Municipal recebe 2.907 denúncias de descumprimento do Decreto Municipal nº 13.975

A Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), informou nessa terça-feira (23), que a central do órgão já recebeu um total de 2.907 denúncias, referentes ao descumprimento do Decreto Municipal nº13.985, assinado pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), no qual prevê normas de prevenção ao Coronavírus. O total de denúncias é referente ao período de março a junho.

No primeiro mês de atendimento foram registradas 386 chamadas. Em abril, o número quase que dobrou, chegando a 632. Em maio, 837 ligações. E em junho, relativos a 23 dias, são 1.052 registros. Os números dizem respeito a estabelecimentos comerciais, cujo funcionamento infringe as determinações estabelecidas em decreto municipal. 

A comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro, diz que o órgão está comprometido em atender às denúncias feitas pela população e também no enfrentamento à pandemia do Coronavírus:

“A Guarda Municipal de Juiz de Fora está sempre comprometida com as questões da cidade. Neste período de pandemia estamos ainda mais envolvidos na linha de frente das ações. A abertura da nossa central telefônica, para o recebimento de denúncias, é mostra do nosso propósito de atuação integrada, para solução das dificuldades enfrentadas por todos. Foi a partir desse monitoramento de chamadas que se desenhou o projeto do comboio do coronavírus, que vem sendo realizado há mais de um mês, levando a Prefeitura para os locais de maior incidência de descumprimento das normas. Da mesma forma, a realização de ações conjuntas noturnas para a fiscalização aos bares que descumprem o decreto é ; uma estratégia originada dessas denúncias recebidas” explica.

Levantamento da última semana

Segundo a GM, a central recebeu um total de 396 denúncias, entre os dias 15 e 22 deste mês. A maior parte das notificações são referentes a bares em funcionamento, com 264 denúncias, representando 67% das notificações.

As academias tiveram 13 registros, cultos religiosos 12, salões de beleza 11, estabelecimentos como barbearias, lojas de roupas, de utilidades do lar, eletrônicos, salão de festa, autoescola e quadras também aparecem no relatório. 

Conforme o levantamento da GM, as denúncias citadas anteriormente foram registradas no Centro com 66 casos, Bairro Cidade do Sol 22 denúncias, Benfica 17, Bandeirantes 16, Manoel Honório 15, Santa Luzia 12, Alto dos Passos, Jardim Glória e São Pedro 11 cada e Francisco Bernardino com 10 casos. No total, mais de 80 regiões registraram movimento irregular do comércio, de atividades de lazer e serviços.

Decreto Municipal Nº13.975

O documento assinado pelo prefeito Antônio Almas, prevê no artigo 13, que estão vetados os funcionamentos de bares, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como shows, eventos esportivos e científicos, feiras de entretenimento e comércio em geral, circos, parques de diversão e parques temáticos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.