O tenista sérvio, Novak Djokovic, testou positivo para Coronavírus, após organizar o torneio “Adria Tour”, sem protocolos de segurança de prevenção à doença. Diante disso, é o quarto atleta inscrito na competição a testar positivo, juntando-se a Grigor Dimitrov, Borna Coric e Viktor Troicki.
A referida competição foi organizada em Belgrado (Sérvia) e Zadar (Croácia) e contou com eventos promocionais, nos quais os tenistas jogaram basquete, futebol e participaram em festas. Além disso, o evento foi aberto ao público, no entanto a maioria não utilizava máscaras, item essencial para conter a propagação do Covid-19.
O atleta divulgou em seu site oficial que não apresenta sintomas da doença e todos os seus parentes e membros das equipes da “Adria Tour” também foram testados:
“No momento em que chegamos a Belgrado, fomos testados. Meu resultado é positivo, assim como o de Jelena, enquanto os resultados de nossos filhos são negativos.
Tudo o que fizemos no mês passado, fizemos com coração puro e intenções sinceras. Nosso torneio teve como objetivo unir e compartilhar uma mensagem de solidariedade e compaixão em toda a região.
O Tour foi projetado para ajudar os jogadores de tênis estabelecidos e futuros do Sudeste da Europa a obter acesso a algum tênis competitivo enquanto os vários passeios estão em espera devido à situação do COVID-19.
Tudo nasceu com uma idéia filantrópica, de direcionar todos os fundos arrecadados para as pessoas carentes e me emocionou ver como todos reagiram fortemente a isso.
Organizamos o torneio no momento em que o vírus enfraqueceu, acreditando que as condições para sediar o Tour haviam sido cumpridas.
Infelizmente, esse vírus ainda está presente e é uma nova realidade que ainda estamos aprendendo a lidar e conviver.
Espero que as coisas diminuam com o tempo, para que todos possamos retomar vidas como eram.
Sinto muito por cada caso individual de infecção. Espero que isso não complique a situação de saúde de ninguém e que todos fiquem bem.
Vou permanecer em auto-isolamento pelos próximos 14 dias e repetir o teste em cinco dias. ”