Laboratórios da UFJF recebem amostras de Covid-19 vindas de 52 municípios

Os laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), passam a receber amostras de Coronavírus, de 52 municípios regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina. Essa nova etapa marca o início efetivo da parceria entre a UFJF e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. As amostras desses municípios que antes eram analisadas em Belo Horizonte, passarão a ser encaminhadas para os laboratórios da UFJF. 

Objetivo desta etapa de coleta, é facilitar a logística de transporte por parte dos municípios que integram às diversas Unidades Regionais presentes no estado de Minas Gerais. Segundo a professora da Faculdade de Medicina da UFJF, Sandra Tibiriça, a etapa visa também aprimorar cada vez mais a liberação dos resultados dos testes:

“Os Laboratórios da UFJF atenderão a 52 municípios, além de Juiz de Fora. Outro benefício importantíssimo é a logística mais simplificada e a otimização para a liberação dos resultados o que permitirá maior possibilidade de controle da transmissibilidade.”

Para o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, as gerências regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina, vão receber as amostras e todas elas serão encaminhadas para a UFJF. Além disso, ele afirma que os resultados das análises  serão lançados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, podendo ser acessados pelos municípios de origem:

“Quando as amostras são colhidas, o próprio município que obteve o material lança no sistema e encaminha essa amostra para os laboratórios da UFJF. Depois disso, processamos o exame e lançamos o resultado nesse sistema, que poderá ser acessado pelo município de origem.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.