Palco de duas finais de Copa do Mundo (1950 e 2014), casa do futebol carioca, palco de grandes jogos e de grandes eventos, além de passagens de diversos craques do futebol brasileiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, vulgo Maracanã, completa 70 anos de muita história.
Durante toda sua trajetória, o “Templo do Futebol” foi considerado por muitos anos, como o maior estádio do mundo, devido à sua grande capacidade que girava em torno de 200 mil pessoas.
O nome oficial “Estádio Jornalista Mário Filho”, é em homenagem ao jornalista esportivo Mário Filho, irmão do cronista Nelson Rodrigues.
Em toda sua história, diversos craques pisaram no sagrado gramado do Maracanã, nomes como Pelé, Garrincha, Zico, Rivelino, Roberto Dinamite, Túlio Maravilha, Romário, Bebeto, Júnior, entre muitos outros craques do futebol brasileiro.
Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa Libertadores da América, da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Jogos Pan-Americanos, Jogos Olímpicos, Copa América ,além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.
Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78 838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil e atualmente, Flamengo e Fluminense dividem administração do estádio.
Além disso, o Maracanã recebeu diversos eventos musicais, incluindo o Rock In Rio II em 1991, além da visita do Papa João Paulo II.
Construção
O chamado “Templo do Futebol”, foi construído durante o mandato do então General de Divisão e Prefeito do Distrito Federal do Rio de Janeiro, Marechal Ângelo Mendes de Moraes. Após vários debates políticos sobre os gastos e também da localização, foi decidido que o estádio seria construído no Bairro Maracanã.
A concorrência para as obras foi aberta pela prefeitura do Rio de Janeiro em 1947, tendo como projeto arquitetônico vencedor o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.
A ideia do projeto era construir o estádio com capacidade para mais de 155 mil pessoas, sendo 93 mil lugares com assento, 31 mil lugares para pessoas em pé, 30 mil cadeiras cativas, 500 lugares para a tribuna de honra e 250 para camarotes. O estádio ainda contaria com tribuna de imprensa com espaço para 20 cabines de transmissão,32 grupos de sanitários e 32 bares.
As obras foram iniciadas em 2 de agosto de 1948 e inaugurado no dia 16 de junho 1950, no amistoso entre Seleção Carioca x Seleção Paulista, jogo que terminou em 3×1 para os visitantes. No entanto, diante da capacidade oficial divulgada, o Maracanã se tornou o maior estádio de futebol do mundo, ao superar o Estádio Hampden Park de Glasgow na Escócia.
Reformas no estádio
Apesar de ter sido inaugurado em 1950, as obras do estádio só foram 100% concluídas em 1965. Anos depois, em 1983, foram feitas novas obras com o intuito de elevar em 25 centímetros, a chamada “Geral”, setor dos ingressos mais baratos. Também para dar mais conforto aos torcedores, as rampas de acesso às arquibancadas ficaram mais largas.
Nos anos 90, os engenheiros instalaram novas colunas de sustentação abaixo das arquibancadas, já que as estruturas do Maracanã tremiam muito. A partir da final do Brasileirão de 1992, entre Flamengo x Botafogo, no qual o rubro-negro levou a melhor na decisão e no segundo jogo, parte da arquibancada cedeu e diversos torcedores ficaram feridos, a capacidade do Maracanã diminuiu de forma considerável, após passar por diversas reformas durante a década de 1990. Além disso, no ano de 1999, o Maracanã recebeu pela última vez, um público com mais de 100 mil pessoas em um jogo, naquela ocasião foi a final da Copa do Brasil entre Botafogo x Juventude. O clube gaúcho levou a melhor.
Depois de uma ampla reforma ocorrida em 1999, visando a realização do Mundial de Clubes FIFA de 2000 no Brasil, o estádio teve sua capacidade reduzida para 103.022 pessoas, pois foram instalados assentos individuais no anel superior, que foram divididos em três setores. Além disso, ainda ganhou camarotes, novas cabines na área de imprensa e teve o setor de cadeiras especiais ampliado Por conta dessas mudanças, o Maracanã deixou de ser o maior estádio do mundo, sendo capaz de receber menos torcedores em relação ao Estádio Azteca, no México.
Em 2005, o Maracanã ficou fechado para reformas visando os Jogos Pan-Americanos de 2007. O projeto previa instalação de cadeiras no setor inferior do estádio, colocando fim a chamada “Geral” e consequentemente reduzindo mais uma vez a capacidade do estádio. As novas reformas foram concluídas em janeiro de 2007.
No mesmo ano, o estádio foi palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos, assim como das finais do futebol masculino e feminino.
Em 2010, o Maracanã foi fechado para ser totalmente remodelado para receber os jogos da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Após todo o processo, toda arquibancada do estádio foi remodelada e novamente a capacidade cai, dessa vez para 78.838 espectadores.
Palco de grandes públicos do futebol
Segundo o levantamento da FIFA, os cinco maiores públicos registrados em um estádio de futebol foram todos no Maracanã. Em primeiro lugar está a final da Copa de 50 entre Brasil x Uruguai, na qual ocasião, 199.854 pessoas estiveram presentes na decisão.
Em segundo lugar aparece o duelo entre Brasil x Paraguai, válido pelas Eliminatórias da Copa de 1954, cuja edição foi sediada na Suíça. Naquela ocasião o Brasil venceu por 4×1, diante de 195.513 torcedores. Este foi o maior público registrado em jogos entre seleções.
Na terceira posição, aparece o clássico Flamengo x Fluminense na final do Campeonato Carioca de 1963. Este jogo contou com o maior público de uma partida entre clubes no mundo, 194.603 presentes.
No quarto posto, aparece novamente o duelo Brasil x Paraguai, dessa vez válido pelas Eliminatórias para a Copa de 1970, esta sediada no México. O Brasil venceu por 1×0 diante de 183.341 presentes.
E para fechar o Top 5 de maiores públicos da história do Maracanã, está a final da Taça Guanabara de 1976, na qual o Flamengo venceu o Vasco por 3×1 com 174.700 torcedores no estádio.
Top 10 principais partidas
1º lugar: Brasil 1×2 Uruguai: Final da Copa do Mundo 1950
2º lugar: Vasco 1×2 Santos: Final do Campeonato Brasileiro de 1969
3º lugar: Alemanha 1×0 Argentina: Final da Copa do mundo de 2014
4º lugar: Brasil 2×0 Uruguai: Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994
5º lugar: Santos 1×0 Milan: Copa Intercontinental de 1963
6º lugar: Brasil 1(5)x1(4) Alemanha: Final do Futebol Masculino nos Jogos Olímpicos de 2016
7º lugar: Fluminense 3×2 Flamengo: Final do Campeonato Carioca de 1995
8º lugar: Botafogo 1×0 Flamengo: Final do Campeonato Carioca de 1989
9º lugar: Brasil 2×0 Chile: Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990
10º lugar: Brasil 1×0 Paraguai: Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970