O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou a segunda fase de flexibilização das medidas restritivas, na qual autoriza a retomada de eventos esportivos na capital carioca e consequentemente a volta do Campeonato Carioca. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva realizada nessa terça-feira (16) e o mandatário reforça que a realização de eventos esportivos será com portões fechados e segundo ele, essa medida deve começar nesta quinta-feira (18).
Haverá uma reunião nesta quarta-feira (17) junto com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e os clubes, para definir as datas de retorno do Campeonato Carioca. No entanto, Botafogo e Fluminense são contra ao retorno imediato. Diante disso, Crivella diz que ninguém é obrigado a entrar em campo:
“A fase permite. Porém, depende amanhã com a Federação porque Botafogo e Fluminense querem ter o direito e têm todo o direito. É o que eu estava explicando, ninguém é obrigado a seguir os passos da Prefeitura. A pessoa decide o que ela decide. Eles não querem jogar. Então, para não ter judicialização e suspender o Campeonato mais uma vez pelo Tribunal de Justiça, que é sempre muito prudente, quando a pessoa pede a liminar eles concedem. A ideia é fazer um acordo. Quem quiser jogar, joga. Quem não quiser, tem que ser respeitado e jogar só em julho.”
Como citado anteriormente, Botafogo e Fluminense são os únicos clubes que não concordam com a volta imediata do Campeonato Carioca e ambos pretendem ir à Justiça contra a volta do futebol. A dupla entende que não há segurança suficiente para voltar ao trabalho enquanto a epidemia não for controlada.