O novo ranking divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR, em inglês), aponta que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), subiu 13 posições e aparece em 1.005º lugar. Em 2019, a entidade aparecia como 1018ª universidade mais bem avaliada no mundo.
A nível nacional, a CWUR rankeou a UFJF como a 22ª melhor universidade do Brasil e a 3ª em Minas Gerais. O ranking tem como base de avaliação, qualidade da educação, mensurada pela quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (25% da nota); empregabilidade (25%); quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (10%); número de publicações (10%); número de artigos publicados em revistas especializadas (10%); influência dos artigos (10%); e citações dos artigos (10%).
O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, comemorou o resultado e dedica a todos que trabalham e estudam na instituição:
“A Universidade recebe com muita alegria, neste momento de tanta dificuldade, essa boa notícia de ter melhorado no ranking internacional e de se manter como uma das principais instituições de Ensino Superior de Minas e do país. Compartilhamos essa vitória com toda a comunidade acadêmica: estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação”.
Já a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, diz que um dos critérios que ajudou a universidade a crescer no ranking, está relacionado aos trabalhos feitos pelos pesquisadores da instituição:
“Este indicador foi suficiente para manter a UFJF na mesma colocação do ano passado, com relação às universidades brasileiras. Em um contexto de tanta dificuldade, é gratificante ter o valor do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da nossa Universidade reconhecido por um organismo internacional e ainda vê-la ganhando posições dentre as demais instituições do mundo”.
O Ranking
O ranking feito pelo CWUR começou em 2012 como um projeto desenvolvido em Jeddah, na Arábia Saudita, para classificar as cem melhores universidades do mundo.
Instituições brasileiras começaram a ser incluídas no ranking em 2014, com 18 referências no ensino superior. Neste ano, 57 universidades do Brasil são consideradas entre as melhores do mundo. O top 3 das brasileiras é formado, desde 2014, pela Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).