Sexto colocado no ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano já tem data para voltar às competições: nesta quinta-feira (11), ele defenderá o Liebherr Ochsenhausen no duelo contra o Borussia Düsseldorf pelas semifinais da Bundesliga, a liga alemã da modalidade. Será o primeiro jogo oficial do carioca de 23 anos desde o início de março, quando disputou o Aberto do Qatar.
O confronto semifinal acontece às 8h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site oficial da Bundesliga. Caso avance, a equipe de Calderano enfrentará no domingo, às 9h, o vencedor do duelo entre Saarbrücken e Werder Bremen.
Desde que voltou do Qatar, o mesatenista se manteve em Ochsenhausen (Alemanha). Inicialmente, ele adaptou sua rotina de treinamentos ao levar uma mesa para casa, mas, há um mês e meio, foi autorizado a retomar as atividades no ginásio do clube, seguindo uma série de orientações sanitárias.
Em 2019, o brasileiro teve uma temporada marcada pela regularidade, o que lhe rendeu uma posição sólida entre os melhores do mundo. O brasileiro passou a maior parte da temporada em sexto lugar no ranking – ao todo, já são 20 meses seguidos no Top 10.
Seu resultado mais importante na temporada passada foram as duas medalhas de ouro – simples e duplas masculinas – conquistadas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O bicampeonato individual lhe assegurou nos Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Circuito internacional parado
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), por sua vez, mantém suspenso todo o calendário internacional. Na última quinta-feira (4), o Comitê Executivo da entidade anunciou que o Campeonato Mundial por equipes não deverá mais ser disputado este ano, ficando, em princípio, para os primeiros meses de 2021. A competição já havia sido adiada duas vezes anteriormente.
O Circuito Mundial também não tem data certa para retorno. A ITTF segue “esperançosa” de que o retorno das competições possa acontecer no último trimestre deste ano e ainda avalia a possibilidade de organizar eventos regionais na temporada atual.
Fonte: COB