O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabrielle Gravina, em reunião com conselheiros, aprovou nessa quarta-feira (20), o plano para a retomada das três divisões que compõe o Campeonato Italiano. A ideia dos dirigentes é realizar os jogos entre os dias 13 de junho e 2 de agosto, incluindo o prazo máximo de encerramento das competições até o dia 20 de agosto.
No entanto, a volta do futebol italiano ainda não tem data prevista, uma vez que o Governo da Itália proibiu qualquer evento esportivo pelo país até o dia 14 de junho, mesmo que sejam realizados com portões fechados.
Quanto a questão de possíveis novos casos de Coronavírus, o protocolo sanitário aprovado pela FIGC prevê que se por acaso houver casos confirmados entre os clubes, o campeonato deve ser suspenso imediatamente. Se for o caso, a entidade máxima do futebol italiano vai determinar um novo formato para encerramento da temporada, com sistema de mata-mata ou até mesmo encerramento definitivo. A federação decidiu também que a temporada 2020/2021 do futebol italiano iniciará no dia 1º de setembro.
O Campeonato Italiano está paralisado desde o mês de março. Até o momento, a Juventus de Cristiano Ronaldo lidera com 63 pontos, Lazio é a vice-líder com 62, Internazionale de Milão é o terceiro com 54 e a Atalanta fecha a zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões com 48 pontos.