A chanceler Angela Merkel, em reunião junto com o Governo da Alemanha, autorizou a retomada do Campeonato Alemão ainda neste mês de maio. As datas cotadas para o retorno do futebol pelos gramados alemães são 15 e 22 de maio.
O Governo determinou também os requisitos que possibilitem a realização dos jogos, como isolamento dos atletas durante uma semana e estádios com portões fechados. O acesso só será permitido para jornalistas credenciados.
Diante disso, será a primeira liga da Europa a retomar os trabalhos, depois de uma longa paralisação em decorrência da epidemia do Coronavírus. Nas últimas semanas a Alemanha iniciou medidas de afrouxamento do isolamento social, uma vez que o contágio na população está mais controlado
O presidente da federação alemã de futebol, Fritz Keller, disse em entrevista coletiva que a volta do futebol é um grande avanço para o cotidiano e faz agradecimento às autoridades locais, que se esforçaram para conter o avanço do Coronavírus:
“A decisão é um voto de confiança das autoridades e da política de saúde, pelas quais somos gratos. É o primeiro passo para tornar o esporte visível novamente, o que dá esperança de que o futebol volte gradualmente à vida cotidiana”.
Em comunicado oficial, o presidente da Bundesliga, Christian Seifert, elogiou os esforços de todos que trabalharam na possibilidade do retorno do futebol aos gramados e fala sobre a realização dos jogos com portões fechados:
“A decisão de hoje é uma boa notícia para a Bundesliga e a Bundesliga 2. Ela está associada a uma grande responsabilidade dos clubes e de seus funcionários de implementar os requisitos médicos e organizacionais de maneira disciplinada. Jogos sem espectadores no estádio não são a solução ideal para ninguém. No entanto, durante essa crise, que ameaça a existência de alguns clubes, é a única opção para preservar as ligas em sua forma atual. Hoje, gostaria de agradecer aos tomadores de decisão nos níveis estadual e federal por confiarem em nós ”.
Já o técnico da seleção alemã, Joachim Low, se diz aliviado com a decisão do Governo Alemão e observa o retorno de todos os jogadores:
“Como técnico da seleção, é claro que estou feliz quando nossos jogadores voltam ao modo competitivo. Este é um passo importante, porque também estamos olhando para os planos da seleção após a crise de Corona”.
O Campeonato Alemão está paralisado desde o dia 8 de março, na 25ª rodada. Até o momento, o Bayern de Munique lidera com 55 pontos. Na vice-liderança aparece o Borussia Dortmund com 51, RB Leipzig é o terceiro com 50 e o Borussia Monchengladbach fecha a zona de classificação para a Liga dos Campeões com 49 pontos.