A “Campanha de Imunização Contra a Influenza”, já em sua segunda fase em Juiz de Fora, aplicou, até agora, mais de cem mil doses de vacina contra a gripe. De acordo com o Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS), com relação aos idosos (pessoas com mais de 60 anos) e profissionais de saúde, foram administradas 75.647 doses no primeiro caso e 21.099 no segundo.
Além desses públicos, nesta segunda fase da campanha podem buscar pela vacina profissionais das forças de segurança e salvamento (1.367 doses aplicadas até agora), motoristas e cobradores de transporte coletivo (1.001) e doentes crônicos (9.372). Esses grupos não entram na estatística de cobertura, uma vez que não são prioritários.
O público-alvo pode ser vacinado a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu bairro e no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. Os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar, no ato da vacinação, sua carteira de habilitação, categoria C, D ou E. Os cobradores, a de trabalho, e os doentes crônicos a prescrição médica.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.
Fonte: Assessoria