Roma e Bilbao estudam desistir de sediar Eurocopa

Segundo informações do jornal inglês “Daily Mail’, as cidades de Roma e Bilbao estudam uma possível desistência de sediarem jogos da Eurocopa. A principal competição entre seleções do futebol europeu seria realizada entre os meses de junho e julho deste ano, no entanto em decorrência da epidemia do Coronavírus, o torneio foi adiado para 2021.

Diante dos fatos, um executivo da Associação de Futebol Europeu (Uefa), revelou que não há nenhum posicionamento sobre o caso até o momento, mas que uma decisão definitiva deve sair ainda no final do mês.

O chefe do comitê-organizador de São Petersburgo, uma das cidades-sede, foi a público comentar sobre a publicação do “Daily Mail” e diz que não há motivos para confiar nas informações divulgadas pelo jornal e que aguarda posicionamento das outras sedes da competição:

“Prefiro ouvir as declarações oficiais da Uefa em vez das opiniões expressas por determinados meios de comunicação, mesmo que respeitados. Todas as cidades-sede têm tempo para refletir até o final do mês. Tudo ficará claro em 30 de abril, quando soubermos quais das cidades-sede da Eurocopa continuarão com a organização e quais decidirão abandonar esse processo”.

No mês de março, a UEFA anunciou adiamento da Eurocopa para 2021. A edição que seria realizada entre junho e julho deste ano, seria realizada em 12 cidades de 12 diferentes países: Wembley (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Bucareste (Romênia), Amsterdã (Holanda), Dublin (Irlanda), Bilbao (Espanha), Budapeste (Hungria), Glasgow (Escócia) e Copenhague (Dinamarca).

A ideia de realizar o torneio em 12 cidades de 12 países diferentes surgiu em 2012 quando o ex-jogador francês Michel Platini era Presidente da entidade, para comemorar 60 anos da primeira edição. Na época muitos avaliaram a iniciativa como um ato político, mesmo diante das dificuldades de logística.

Eurocopa

          O principal torneio entre seleções do futebol europeu surgiu em 1960 e teve como primeiro campeão a extinta União Soviética, ao vencer a também extinta Iugoslávia por 2×1 na grande decisão. Atual vencedor da competição é Portugal, campeão em 2016 diante da França.

Até o momento 10 seleções levantaram o troféu, tendo Alemanha e Espanha como os maiores vencedores, com 3 conquistas cada. Os alemães venceram em 1972, 1980 e 1996, já a “fúria” triunfou em 1964, 2008 e 2012.  Atual campeã do mundo, a França foi campeã duas vezes em 1984 e 2000. União Soviética (1960), Itália (1968), Portugal (2016), Dinamarca (1992), Holanda (1988), Grécia (2004) e antiga Tchecoslováquia (1976) venceram uma vez.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.