A International Board (IFAB) divulgou novas regras do futebol para a temporada 2020/2021. Dentre as mudanças está a questão do toque de mão na bola, a partir do mês de junho, o toque próximo à axila não será mais considerado como infração. A entidade anunciou também que o toque de mão involuntário no ataque só deve ser assinalado caso o lance vá diretamente ao gol ou chance clara.
Outra alteração é na cobrança de pênalti, caso o goleiro se adianta mas o jogador errar, a cobrança não será repetida e o jogo segue normalmente. A punição ao goleiro só pode ser feita se ação dele influenciar no lance e será apenas advertido. Caso ele repita a mesma infração, o árbitro mostra cartão amarelo. Além disso, os cartões amarelos mostrados durante os jogos não contarão mais em uma disputa direta de pênaltis.
A IFAB determinou também sobre a questão do Árbitro de Vídeo (VAR), sempre que um lance seja revisado, o árbitro deve fazer a revisão no monitor instalado na beira do campo.
Outras regras implementadas:
- O toque de mão voluntário por parte de um defensor será considerado na hora de determinar um lance de impedimento;
- Se o árbitro permitir a cobrança de uma falta rapidamente ou der vantagem após uma falta que interfira em um lance claro de ataque, não será mostrado o cartão amarelo;
- Os jogadores que não respeitarem os 4m de distância obrigatória num lance de bola ao chão serão punidos com cartão amarelo;
- Se o goleiro cobrar um tiro de meta ou falta para que um companheiro devolva com o peito ou a cabeça, o lance deve ser repetido. O arqueiro só será punido se isso acontecer repetidamente.