Olimpíadas têm nova data confirmada

O Comitê Olímpico Internacional (COI), chegou a um acordo para definir a nova data dos Jogos Olímpicos, junto com o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), Comitê Organizador Tóquio 2020 e Governo Metropolitano de Tóquio e Governo do Japão. Nesta segunda-feira (30), foi definido que a edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 23 e 8 de agosto de 2021.

Os executivos também definiram a nova data para a realização dos Jogos Paralímpicos, o qual acontecerá entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro do próximo ano.

A decisão tomou como base os 3 princípios estabelecidos pelo comitê executivo do COI, todas apoiadas pela Federação Internacional de Esportes Olímpicos de Verão e de todos os comitês olímpicos internacionais. Os princípios tomados são:

 

  • Proteção à saúde dos atletas e de todos os envolvidos, e apoiar a contenção do Covid-19;
  • Prioridade aos interesses dos atletas e do esporte Olímpico;
  • Calendário mundial do esporte;

 

Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto de 2020 e Jogos Paraolímpicos: 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.

Após a reunião, o presidente do COI, Thomas Bach, agradeceu a todos os comitês e federações continentais do esporte olímpico pela parceria:

 

“Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”

 

Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos Olímpicos, distribuídos por 33 esportes. O COI e o Comitê Organizador do Japão tinham estimativa de que as provas recebessem até 5 milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.