Em reunião extraordinária realizada nessa quarta-feira (18), o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), decretou a suspensão de todas suas atividades presenciais por um período de 15 dias, cujo prazo pode ser prorrogado a qualquer tempo.
Além das atividades presenciais, a instituição determinou também a suspensão das atividades administrativas presenciais, consideradas essenciais ou estratégicas; atividades de atendimento ao público dos equipamentos culturais e extensionistas; eventos acadêmicos, científicos, culturais e esportivos; e suspensão das atividades de transporte, com exceção para a manutenção dos serviços.
O documento determina também que para a viabilização das atividades essenciais ou estratégicas nos setores em que forem desenvolvidas, ficará mantido o funcionamento das atividades de conservação e limpezas necessárias ao enfrentamento da emergência da saúde pública, garantindo proteção aos trabalhadores e trabalhadoras.
Jornada de trabalho
Os diretores das unidades acadêmicas, pró-reitores e diretores administrativos irão definir a dinâmica do funcionamento das unidades organizacionais e setores envolvidos.
A jornada deve ser organizada através de trabalho remoto, com revezamento de servidores e rotinas de trabalho presencial que garantam a manutenção do distanciamento social recomendado, visando reduzir ao máximo a circulação dos trabalhadores pela Universidade.
O decreto divulgado pela UFJF determina também que os servidores públicos e trabalhadores terceirizados executem a função administrativa, desde que tenham: sessenta anos ou mais, imunodeficiência ou doenças crônicas ou graves e responsáveis por cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita da confirmação de diagnóstico de infecção por Covid-19.