A unidade básica de saúde do bairro Paula Lima recebeu a visita do Fiscaliza JF nessa semana. O presidente do conselho local de saúde chamou atenção para as necessidades da UBS. “O problema é que aqui é pequeno, não tem lugar para as pessoas ficarem e, às vezes, falta remédio”, disse Valter Evangelista Lourenço. De acordo com o presidente do conselho de saúde, já existe um projeto para uma obra de ampliação. “Fui na Secretaria de Saúde e entreguei uma cópia desse projeto. E o prefeito falou que já ia começar a obra, mas não começou”.
O bairro Paula Lima é considerado um núcleo urbano e fica 46 quilômetros distante do centro de Juiz de Fora. De acordo com o médico e a enfermeira que estavam trabalhando na UBS no momento da visita do Fiscaliza, uma média de 500 pessoas por mês é atendida no local, que também recebe moradores de Varginha, Tinguá e Sítio dos Pinheiros.
O Presidente da Câmara, Luiz Otávio Fernandes Coelho – Pardal (PTC), acompanhou a visita a Paula Lima. Com a planta baixa da ampliação da UBS em mãos, ele constatou: “é necessário ampliar um pouco mais pra poder dar mais acessibilidade às pessoas que fazem uso, bem como aos profissionais”. A assessoria dos vereadores Marlon Siqueira e Kennedy Ribeiro (ambos do MDB) também participaram da visita.
O responsável pelo Fiscaliza JF, Vinícius Martins, disse que, no relatório que será enviado à prefeitura, ficará registrado que a unidade precisa de ampliação. “Vamos perguntar ao Executivo se de fato existe algum projeto de reforma, se existe alguma emenda parlamentar destinada à obra e, se ela existe, por que motivo ainda não houve a execução da ampliação. Por fim, a gente precisa dar uma resposta a esta comunidade sobre as razões pelas quais encontramos a unidade nessas condições, apesar do trabalho louvável dos profissionais, que conseguem manter, em uma estrutura pequena, um trabalho relativamente grande”.
Fonte: Assessoria