Servidores da Prefeitura atuam em locais atingidos pela chuva

A Secretaria de Obras (SO), Companhia de Saneamento Básico Municipal (Cesama) e o Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), atuaram em diversas áreas afetadas pela chuva em Juiz de Fora.

A SO realizou serviços em oito bairros e também na área rural. Devido às fortes chuvas dessa terça-feira (3), a secretaria trabalhou para retirar a lama das ruas José Lourenço, no Bairro Borboleta (Região Oeste), Expedicionário Antônio Novais e Benedito Sebastião no Monte Castelo (Região Noroeste), Luiz Rocha no Eldorado (Região Central), Estelina Jesus de Oliveira no Linhares (Região Leste), Pretestato Silva, no Santa Cecília (Região Central) e na Estrada do Distrito de Caeté (Região Sudeste).

A Cesama atuou em diversos bairros das Regiões Leste, Oeste e Norte, para efetuar manutenção das redes de água e esgoto. Nesta quarta-feira (4), a companhia realizou serviços no Bairro Manoel Honório, Alto dos Passos e Dom Bosco (Região Central), Progresso, Bairro de Lourdes e Vila Alpina (Região Leste), Santa Luzia (Região Sul), Solidariedade, Jardim Casablanca (Região Oeste), Teixeiras (Regiao Sudeste), Santa Cruz e Jardim Natal (Região Noroeste).

Já a Demlurb levou 30 funcionários para realizar limpezas pelos Bairros Graminha, Santa Luzia e no acesso entre Guaruá e Vila Ideal. Com auxílio de retroescavadeiras e caminhões caçamba, foram recolhidas mais de 24 toneladas de barro acumuladas pelas vias públicas. As atividades nestes locais terão continuidade durante toda a semana e o Demlurb manterá essas atividades também nos bairros Santa Cecília, Linhares, Vila Alpina, Monte Castelo e Industrial.

 

Outros serviços pela cidade

 As fortes chuvas dessa terça-feira (3), provocaram o fechamento de sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs): distritos de Rosário de Minas e Sarandira, dos bairros Paula Lima e Chapéu D’uvas e da comunidade de Toledos. Nenhuma das unidades foram afetadas pelas chuvas, no entanto o acesso ficou restrito, devido às condições das estradas de terra.

Além dessas unidades, a UBS de Santa Cecília também ficou fechada, pois parte de uma via local ficou interditada pela Defesa Civil em decorrência do deslizamento de terra em alguns pontos. Todos os atendimentos agendados para esta quarta-feira serão remarcados oportunamente.

O caso das UBSs também foi o mesmo de quatro escolas municipais que não tiveram aula, devido ao acesso restrito e também pelas condições das estradas de terra. As escolas fechadas são: Vitor Belfort Arantes” (Distrito de Sarandira), “Almerinda Oliveira Tavares” (Comunidade de Chapéu d`Uvas), “Maria Aladia Sant`Ana” (Varginha) e “Nagib Félix Coury” (Toledo). No caso do setor da “Nagib Felix” no Distrito de Penido, as aulas ocorreram normalmente.

 

Defesa Civil

 A entidade registrou 221 chamadas em diversas regiões, sendo que boa parte das ocorrências estão relacionadas à queda de barreiras. As equipes mantiveram o plantão de atendimento às demandas por toda a noite e seguiram até a manhã dessa quarta-feira (4). Até então foram 55 novas chamadas e o nível do Rio Paraibuna chegou a quatro metros na madrugada.

Nessa terça-feira (3), o prefeito Antônio Almas transferiu seu gabinete, temporariamente, para a sede da Defesa Civil, onde acompanhou, em tempo real, as ocorrências das chuvas: “Estamos monitorando a situação, com a ajuda do projeto “Rede em Alerta”, que estabelece linha direta entre a Defesa Civil e as lideranças das associações de bairros, o que está nos ajudando a minimizar os transtornos. Tudo isso através de informações rápidas e seguras dos sinais de alerta, via whatsapp”. A população deve entrar em contato pelo telefone 199, diante de situações de risco iminente.

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.