Situação da praça de Santa Terezinha é discutida na Câmara Municipal

Com o objetivo de discutir como melhorar a segurança e promover atividades na Praça Professor Benjamin Colucci, localizada no bairro Santa Terezinha, o presidente da Comissão de Segurança Pública, Sargento Mello Casal (PTB), organizou reunião nesta terça-feira, 3. Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Urbanismo, Zé Márcio – Garotinho (PV), e a vereadora Ana do Pde. Frederico (MDB). 

Como explica Mello Casal, o encontro serviu para avaliar a situação e refletir sobre como investir em infraestrutura e aproveitar o espaço. “É preciso dar uma definição para a praça. Hoje reunimos pessoas envolvidas para discutir maneiras de melhorar o local”, conta. De acordo com o vereador, os moradores manifestaram interesse em receber eventos como feiras e projetos sociais. Além disso, apontaram a necessidade de coibir o uso de drogas na praça. Atualmente, os vizinhos se organizam por conta própria para manter o espaço capinado. 

Participaram da reunião, ainda, representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta); de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur); de Desenvolvimento Social (SDS); do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Juiz de Fora (SHRBSJF); e da Associação de moradores do bairro Santa Terezinha. 

Adoção de praças 

Uma das alternativas para aprimorar a infraestrutura da Praça Santa Terezinha se apresenta por meio da política de adoção de espaços públicos. Além de se responsabilizar pela manutenção e melhoria do local, o adotante pode exercer atividades de interesse da comunidade. A Prefeitura de Juiz de Fora abriu edital em outubro para receber propostas de adoção para as praças da cidade. O secretário de desenvolvimento econômico, turismo e agropecuária, Rômulo Veiga, esclarece como funciona o processo: “as entidades privadas ou associações de moradores que queiram e tenham disponibilidade financeira para cuidar da praça podem fazer uma proposta de zeladoria e ocupação ao município. Na modalidade não onerosa, a adotante não pode explorar comercialmente a praça, mas pode colocar ali qualquer atividade de impacto sociocultural positivo”, pontua. 

A associação de moradores entrou com requerimento para adotar a Praça de Santa Terezinha. O resultado da solicitação será divulgado pelo Executivo na segunda quinzena deste mês. A previsão é que a praça seja reformulada, com a colocação de bicicletário, implantação de mais um ponto de acessibilidade na calçada, pintura do meio fio e investimento em jardinagem. Além disso, já há uma emenda parlamentar da vereadora Ana destinada à instalação de academia ao ar livre. 

A vice-presidente da associação de moradores, Dagmar Pontes, aponta que, caso o projeto seja aprovado pela Prefeitura, haverá o auxílio de empresários e instituições ligadas ao bairro. “A nossa proposta de apadrinhamento prevê um ano para colocarmos em prática todo o projeto. A gente quer promover atividades, limpar o espaço, reestruturar as calçadas e voltar com a jardinagem antiga, pois a nossa praça era linda”, pontuou. 

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.