Na manhã dessa terça-feira (3), o Parlamento Jovem visitou uma das escolas integrantes da atual edição para passar a proposta de trabalho aos estudantes. A apresentação foi feita para alunos das três turmas do Ensino Médio.
O coordenador do projeto, Sérgio Dutra, abriu a palestra explicando para os estudantes o processo de funcionamento. “É a oportunidade que vocês têm de discutir temas de interesses das cidades mineiras”, afirmou Sérgio, explicando que as informações elaboradas pelos adolescentes poderão virar uma lei ou até mesmo uma sugestão de ação.
Após as explicações de Sérgio, foram passados slides explicativos. Neles, havia informações sobre o PJ anunciando o tema deste ano, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O Parlamento é separado em pólos e o de Juiz de Fora é o Zona da Mata II, juntamente com as cidades de Lima Duarte e Santos Dumont. Para o estudante Mateus Paes a espera é boa. “Minha expectativa é de que vai ser muito legal e muito importante para a gente, principalmente no nosso aprendizado”, afirmou o jovem de 18 anos.
Ao longo da demonstração, foram explicados os diversos processos que acontecerão no Parlamento Jovem, que se divide em três etapas. A primeira é a etapa municipal, na qual ocorrem encontros semanais e oficinas nas escolas, na qual também irá ocorrer encontro com outros alunos de Juiz de Fora. A segunda etapa, conhecida como regional, será o encontro com alunos das cidades que compõem o pólo da Zona da Mata; neste encontro os jovens farão dinâmicas para discutir qual lei irá para a terceira etapa, a estadual, em que dois estudantes serão escolhidos para representarem o pólo da Zona da Mata em Belo Horizonte.
Ao fim da palestra, Sérgio mostrou um vídeo explicativo aos alunos sobre todas as etapas e dinâmicas que irão acontecer no Parlamento Jovem. As próximas escolas a serem visitadas serão Escola Estadual Henrique Burnier, Escola Estadual Antônio Carlos e Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek.
Fonte: Assessoria