Paciente internada em Juiz de Fora é tratada como caso de Coronavirus

Durante a entrevista coletiva realizada nessa tarde de quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que o Ministério da Saúde trata o caso da paciente internado no Hospital João Penido de Juiz de Fora como caso de Coronavirus. No final da tarde dessa terça-feira (25), a paciente relatou que começou a apresentar sintomas como febre alta, dor de garganta e secreção clara. Nessa quarta-feira (26), a paciente foi transferida do Hospital Doutor Mozart Teixeira (HPS) para o João Penido com sintomas do Coronavírus. A mesma disse que fez uma viagem à Itália neste mês de fevereiro e começou a passar mal ainda em solo italiano. Após retornar ao Brasil, recebeu orientações de profissionais da saúde. A paciente passou por exames e as amostras foram encaminhadas para avaliação em Belo Horizonte. Através de uma nota, o SAMU declarou que a paciente estará em observação e que “O possível vazamento de quaisquer informações de prontuários médicos dos atendimentos não está em consonância com as legislações específicas dos Conselhos de Medicina e de Enfermagem, assim como o regimento interno do SAMU 192 CISDESTE veda a distribuição/veiculação ou compartilhamento de fotos,  de informação das ocorrências. Possíveis desvios serão apurados”.
O que é o novo Coronavírus?
É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Quais são os sintomas?
Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:

– Febre.

– Tosse.

– Dificuldade para respirar.

Como a doença é transmitida?
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. Ainda não está claro, no entanto, com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.