Nessa semana uma das partidas do basquete dos Jogos Intercolegiais foi entre equipes comandadas por professores da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora. Em disputa da categoria juvenil, entre Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e Escola Estadual (E.E.) “Antônio Carlos”, confrontaram-se Moacyr Oliveira e Daniel Fontinelli. O time do “Antônio Carlos” treina através do Programa da SEL “Heróis do Futuro” e levou a melhor, vencendo o “Tiradentes” por 12×7 e classificando-se para a semifinal.
O embate em quadra entre colegas de trabalho revela a integração dos “Jogos Intercolegiais”. Para a supervisora responsável pelo “Heróis do Futuro”: “os ´Intercolegiais´ não valorizam apenas a competição, mas têm caráter social, com os meninos conhecendo e convivendo com outras escolas, fazendo amizades”. Este ano, na reta final, os “Jogos Intercolegiais” já somam 85 escolas e quase 6 mil alunos participantes. Até o fim do mês, serão 16 modalidades realizadas. Participam escolas municipais, estaduais, federais e particulares.
Para o professor da SEL e do Colégio Tiradentes, Moacyr Oliveira, “a competição representa a possibilidade de os alunos terem vivência da prática esportiva, de uma cultura corporal diferente, em um espaço diferente e socializando com alunos de outras escolas. Aprendemos que jogamos com o adversário. Precisamos do respeito deles para jogar”. Aluno de Moacyr, Thiago Freitas avaliou o jogo como difícil: “no decorrer do jogo, conseguimos o ritmo para fazer alguns pontos e chegar mais perto. Nosso colégio não tem tabela, então foi a primeira vez que joguei basquete com tabela”.
Já para o instrutor esportivo Daniel Fontinelli, do “Heróis do Futuro”, o jogo foi bem disputado, principalmente na parte final: “os meninos entraram muito nervosos, mas expliquei o ´jogo é jogado, independente da qualidade técnica do adversário´. Vamos marcar dois treinos extras até a partida final. Foi mais uma possibilidade de interagir com outras escolas e outras redes de ensino”.
A competição
Os “Jogos Intercolegiais” são organizados pelo Departamento de Iniciação, Formação e Regimento Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Têm por finalidade incentivar a participação das instituições de ensino em atividades esportivas, promover ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte e a integração entre os estudantes em idade escolar. A competição envolve alunos das redes públicas municipal, estadual, federal e particular do município, na faixa entre 12 e 17 anos. São disputadas 16 modalidades individuais e coletivas, dentre elas, provas paralímpicas. Em 2019, os Jogos já atraíram mais de seis mil alunos de dezenas de escolas.
Fonte: Assessoria