Durante um encontro, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou que fará uma vistoria nos principais fornecedores que participarão do Black Friday 2019. A iniciativa serve para verificar e monitorar os preços praticados antes do período promocional.
A fiscalização exigiu lista e identificação dos produtos, códigos de barra, marca, modelo, descrição e preço à vista praticado pelo comércio de Juiz de Fora.
Os gerentes das lojas que estiveram presentes foram informados que os produtos que estarão em promoção durante o Black Friday, deverão estar etiquetados de forma visível. Caso isso não ocorra, as lojas poderão ser penalizadas por prática infrativa, com base no art. 37 do Código de Defesa do Consumidor e no art. 14 do Decreto Regulamentador.
O que é Black Friday?
Segundo o portal americano The Balance, o nome é dado ao dia de compras após o feriado de “Ação de Graças” nos Estados Unidos, visando o Natal. Não existe exatamente uma data que marca o início do Black Friday (Sexta-Feira Negra), mas de acordo com o portal, surgiu no final do século XIX, quando o então Presidente Abraham Lincoln determinou que o “Dia de Ação de Graças” caísse na última sexta-feira do mês de Novembro.
A pergunta é: o que significa Black Friday? Ainda de acordo com o The Balance, o termo ganhou este significado devido ao grande número de consumidores nas lojas, ocasionando grande locomoção de pessoas, acidentes no trânsito e inclusive violência nos estabelecimentos.