A relação entre o indivíduo e o todo

A relação entre o indivíduo e o todo

O ser humano, como autorrealização de Deus, possui uma força espantosa: a força mental. Pela mentalização firme e intensa, tudo pode ser concretizado. A força mental é geradora de todas as coisas e todos os fatos. O destino de cada pessoa é traçado pelos pensamentos que ela mantém em sua mente.
Deus possui infinitos programas para nós, seres humanos, e está transmitindo-os constantemente; mas, a forma como as imagens vão surgir na “televisão” chamada vida humana depende da mente de cada um. Talvez seja mais adequado dizer que esta vida é como projeção de slides: colocando-se um slide em cores no projetor, a imagem projetada será em cores e, colocando-se um slide em preto e branco, aparecerá na tela a imagem em preto e branco. Da mesma maneira, se colocarmos no nosso “projetor mental” um slide de alegria, aparecerá sorriso em nosso rosto e, se colocarmos um slide de raiva, surgirá uma expressão irada. Tudo em nossa vida surge por intermédio de nossa mente.
A força da imaginação é força criadora. Se uma pessoa imaginar, com toda a intensidade, que possui um corpo perfeitamente saudável e visualizar continuamente essa imagem, o seu corpo acabará tornando-se saudável, mesmo que no presente esteja debilitado. Inversamente, se uma pessoa saudável viver com medo da doença, imaginando que poderá contrair uma doença grave, acabará tendo problema de saúde. O ser humano pode tornar-se livre ou sentir-se completamente tolhido e ser escravo das situações, dependendo dos próprios pensamentos, da própria postura mental. É preciso banir a ignorância, despertando para a Verdade de que o ser humano não é fadado a ter um destino adverso. Conscientize-se de que você não é um ser limitado e fraco. Tome-se um com o Ser Infinito, utilizando sua força mental. O Ser Infinito é Deus.
O Ser Infinito é como um mar calmo. O infinito oceano da Vida contém as matérias-primas de todas as coisas, e podemos manifestá-las por meio de livre vontade e livre imaginação. Deus, o Ser Infinito, é onipotente; como não existe nada que se oponha a Ele, é completamente livre. Não há coisa alguma que restrinja Suas ações. O Seu ato de criar é livre e espontâneo. Deus, o Ser Absoluto, é fonte de infinitas ideias; por isso, não repete as mesmas obras. Cada obra é uma nova criação. Todo ser humano é suprema realização de Deus, mas cada pessoa é uma nova criação divina e possui características e capacidade únicas, que a diferem dos outros. E isso constitui sua individualidade. É preciso manifestar a individualidade na vida cotidiana.
Contudo, manifestar a individualidade não significa entrar em conflito com os outros. A verdadeira manifestação da individualidade é aquela que contribui para vivificar os outros e que resulta num convívio harmonioso, da mesma maneira que cores contrastantes podem realçar uma à outra e formar um conjunto harmonioso e bonito. Não é verdadeira a manifestação da individualidade que provoca conflito com os outros. Se uma pessoa julga estar manifestando sua individualidade e entra em atrito com os outros, na realidade ela está apenas manifestando uma distorção da personalidade, hábitos pessoais ou “manchas” do caráter. A rosa, com sua beleza peculiar, contribui para aumentar a beleza de um jardim. O mesmo acontece com o ser humano. Cada pessoa, manifestando a sua individualidade, pode contribuir para o bem da humanidade. Isto porque as peculiaridades pessoais são provenientes de uma mesma fonte, pois se originam do Ser Único que abrange tudo dentro de Si (Deus). Por isso, apesar das diferenças aparentes, existe a harmonia intrínseca.
O Ser Absoluto (Deus) abrange todas as coisas dentro de Si. Não há barreira nem distância entre o Criador e as criaturas. Deus Se manifesta em cada criatura. No indivíduo está manifestado o Todo, e o Todo abrange o indivíduo. Portanto, todo indivíduo conseguirá, por meio de introspecção, descobrir dentro de si mesmo o Todo, o Infinito. Não se considere um ser insignificante. Por mais insignificante que seja o seu aspecto fenomênico, o seu Eu verdadeiro abrange dentro de si o Todo, o Infinito.
Jamais se esqueça de que dentro de cada ser humano aloja-se o Todo, o Ser Absoluto, a Força Infinita. O esquecimento desse fato faz com que o indivíduo se separe do Todo – ou perca a sintonia com o Todo – e limite por si mesmo a sua capacidade. Portanto, você deve praticar sempre a Meditação Shinsokan para fortalecer a convicção de que está em perfeita harmonia com o Todo, com o Infinito, que existe em seu interior.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.