Os eleitores de Juiz de Fora poderão fazer o cadastramento biométrico neste sábado, 5, na Câmara Municipal. O plantão acontece das 9h às 15h e será provido para facilitar o atendimento aos cidadãos que não conseguem realizar o procedimento durante a semana.
Mais de 220 mil eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico. O procedimento, que é obrigatório para os eleitores de Juiz de Fora, deve ser realizado até o dia 21 de fevereiro de 2020. Caso contrário, o cidadão terá o título cancelado e não poderá, por exemplo, obter passaporte, carteira de identidade ou ocupar cargo público.
A analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Josiane Carminati, destaca que os eleitores não devem deixar o cadastramento para a última hora. “A procura não está acontecendo como a gente esperava e muitos eleitores ainda não fizeram a biometria. Nós estávamos com uma média de procura boa, próxima aos 800 atendimentos por dia. No entanto, nas últimas três semanas, esse número caiu e estamos atendendo entre 600 e 700 pessoas por dia.”
Como conta a servidora, a realização do plantão neste sábado tem como objetivo incentivar as pessoas a fazerem o procedimento, em especial àquelas que não podem comparecer à Câmara ou ao prédio do TRE durante a semana. Para fazer a biometria neste sábado, os eleitores podem agendar o horário no site do TRE ou por meio do telefone 148, o que agiliza o atendimento. É possível também fazer a biometria sem agendamento, aguardando na fila de acordo com a ordem de chegada.
Três salas no saguão da Câmara Municipal estão sendo utilizadas para a realização do cadastramento biométrico, com um total de 26 guichês de atendimento. É preciso apresentar RG, comprovante de residência, título eleitoral (se já possuir) e CPF. O horário de funcionamento é de segunda à quinta feira das 10h às 18h e nas sextas-feiras das 10h às 17h.
Durante a semana, o horário de atendimento na Câmara Municipal é de segunda à quinta feira das 10h às 18h e nas sextas-feiras das 10h às 17h. Os eleitores também podem fazer o cadastramento na central do eleitor, localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 142 – Centro.
Fonte: CMJF