Mais de 500 toneladas de lixo já foram retiradas pela PJF em ações de combate à dengue este ano

Até o momento, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da “Sala de Operações da Dengue”, já realizou mais de 41 ações de limpeza com o objetivo de combater a dengue. Conforme o executivo, em nove meses de trabalho, foram retirados 176 caminhões de entulho e materiais inservíveis, que totalizam cerca de 543 toneladas de lixo.

Os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya, contam com a parceria de agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde (SS), servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), além de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

As ações de limpezas são realizadas em casas insalubres ou em situação de abandono, terrenos ou pontos estratégicos monitorados pela equipe da “Sala de Operações da Dengue” com intuito de eliminar possíveis focos, para impedir a proliferação do mosquito.

Através da assessoria, o coordenador-geral de Campo, Juvenal Marques Franco, destacou a continuidade das ações. “A equipe não para de realizar esses cuidados, pois esses locais têm grande potencial de ser focos geradores para a região. Além disso, é fundamental as pessoas não acumularem material, principalmente em áreas descobertas”, disse.

Além das ações de limpeza, os agentes de combate a endemias seguemvistoriando residências da cidade e eliminando os focos. A “Sala de Operações da Dengue” avalia as denúncias efetuadas no “Disque Dengue”, através do número 199, e distribui o trabalho. O plano vai além da divisão de secretarias, trabalhando de forma conjunta e integrada. O objetivo é aproveitar as funcionalidades de cada pasta para o controle vetorial.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.