A abertura da “Semana Paralímpica”, um dos dias mais esperados pelos alunos paralímpicos da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Juiz de Fora, aconteceu na manhã do sábado, 14. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o desfile dos atletas, que marca o início de uma semana de muito esporte. A banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deu o tom da festa, no ginásio da SEL.
A manhã contou com homenagens e surpresas. A mãe do atleta Jader Amorim, da natação e do atletismo, Vilma Rocha Amorim, agradeceu ao Programa JF Paralímpico e às professoras, relatando a grande melhora do filho, que é autista, a partir do envolvimento com o esporte. A aluna-atleta, Mariane da Silva Rocha, colega do Jader em ambas as modalidades, contou sua história: “Eu vivia assistindo a televisão e dentro do quarto. Quando vi meu amigo com medalhas das corridas, também quis participar. Hoje, eu emagreci e gosto do esporte. Já tenho 52 medalhas e vou ganhar mais”.
A emoção tomou conta do local, com a apresentação musical dos alunos do golbol, Gabriel e Luzia, acompanhados por Wilson, no violão. Em seguida, todos conheceram um pouco sobre o parajiu-jitsu, em apresentação da equipe do GF Team. Os alunos do mestre Giovanni entraram depois, animando o público com a capoeira. Para finalizar, as professoras da SEL entraram, convidando os presentes para uma grande festa, com dança e zumba.
O evento contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Julio Gasparette, do prefeito Antônio Almas, de vereadores da Câmara Municipal e representantes de entidades parceiras, tais como Grupo Bahamas, Unimed, Unopar, Ortojuf, Escola Estadual “Maria das Dores de Souza”, Sport Club Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, entre outras.
SEMANA PARALÍMPICA
A Semana Paralímpica é um evento promovido pela SEL, através da Supervisão de Esporte Adaptado, do Departamento de Lazer e Exercício Físico, com a finalidade de oportunizar um momento de socialização, confraternização, motivação e de apresentação das habilidades esportivas da pessoa com deficiência.
A Semana Paralímpica reúne pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, alunos(as) deficientes de programas da Secretaria de Esportes e Lazer, de entidades ou de escolas públicas e particulares, que queiram participar das modalidades de Atletismo, Bocha, Futebol Paralímpico, Goalball, Natação e Polybat.
Este evento acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e setembro, em comemoração ao aniversário da cidade e ao mês da pessoa com deficiência respectivamente. Nesta edição, a novidade ficou por conta da participação dos alunos dos “Jogos Intercolegiais”, no polybat, atletismo e natação.
Fonte: Assessoria