Diferenças fundamentais entre gestores…

Temos estudado muito sobre gestão condominial e podemos dizer que nem outro tipo de gestão se equipara a ela.

Quando falamos em gerenciar qualquer tipo de organização ou até mesmo nossas vidas pessoais, temos que usar conhecimentos e aplicar técnicas, métodos e sistemas iguais: Provisão, previsão, planejamento, organização, coordenação, comando, treinamento e controle, além de criatividade, pro-atividade, foco e inovação.

Minha trajetória de estudos sobre gestão condominial, começou em 1983, quando comprei o primeiro livro sobre o assunto e até hoje acompanho as novidades na área. Além de realizar estudos, tive a experiência atuando em condomínios residenciais, comerciais e mistos, tendo inclusive atuado como interventor. É importante salientar que minha experiência como Consultor Empresarial permitiu buscar uma visão na gestão condominial, buscar uma visão de forma pedagógica, e uma visão no foco do todo de um condomínio, que começa na incorporação do terreno e não na Assembleia de Instalação. Daí é possível afirmar que a gestão condominial é complexa e não pode ser comparada a nenhum outro tipo de gestão, embora se use muitos dos métodos e técnicas que são também usadas em todos os tipos de gestão.

Existem diferenças fundamentais entre gerenciar um condomínio e outros tipos de instituições, organizações ou empresas. Isso porque, além da proximidade vivida no dia a dia, as pessoas ou empresas. Isso porque compõem o condomínio precisam respeitar umas às outras, cumprindo regras e leis, em uma convivência onde as diferenças se afloram e precisam ser administradas, onde a ética é a teoria e/ou ciência do comportamento moral das pessoas e onde uma vez que são todos responsáveis pelo ambiente de paz e harmonia. A gestão deve ser altamente com a harmonia e paz, pois precisa de seriedade no trato dos interesses de todos que mensalmente contribui com a sobrevivência do condomínio através do rateio para cobrir os custos.

Ao analisar a vida de um número significativo de condomínios, observamos a necessidade urgente da humanização em um número grande de condomínios, onde condôminos, moradores, prestadores de serviços, vivem e convivem diariamente, mas , isso só será possível se aqueles que estão praticando o cargo de sindico (gestor) adotarem um comportamento ético, respeitoso, acolhedor e harmônico, usando, além do exemplo, uma eficiente comunicação e acima de tudo buscar a cada dia mais conhecimentos sobre gestão, relações humanas, que permitam a não usar o exagerado uso de poder, falta de ética, falta de foco, nas necessidades reais da edificação e o desconhecimento sobre o que patrimônio condominial.

Os gestores precisam aprender aceitar a realidade e isto é indispensável uma boa dose de humildade. Mas o que é humildade? Humildade é aceitação pura e simples da verdade, seja ela a nosso favor ou contra nós. Não forme pequenos grupos em seu condomínio, pois a vida nos mostra que precisamos poucas coisas, só uns dos outros.

Informamos que estará acontecendo proximamente um curso de sindico, ainda no mês de outubro, ligue para o fone (32) 3212-3329 e informe-se.

Até o Próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.