A não participação de Condôminos e moradores…

Conforme já comentado a falta de conhecimento necessários a uma gestão eficaz, leva a várias situações de conflitos, daí a visão individualista para uma visão coletiva, proposta pelo atual Código Civil (lei 10.406/02).

Dois fatos que somados a falta conhecimento e a omissão dos condôminos e moradores levam os mesmos a não participarem das assembleias dos condomínios.  A primeira é a atuação dos síndicos, subsíndicos e conselheiros consultivos, que não desenvolvem nenhum trabalho junto aos condôminos e moradores, que a participação é algo que pode fazer com sua opiniões e conhecimentos possam tornar o condomínio melhor. A segunda é que as pautas das assembleias são mal planejadas e os editais de convocação não traz clareza nos assuntos em apreciam são importantes na vida condominial e que envolvem até mesmo os custos das despesas, que são rateadas por todas unidades do prédio, conforme determinam as leis. É claro que existem outras razões nas ausências daqueles que conforme o Código Civil deviam ser um fiscal no interesse da coletividade condominial. Constantemente um grande número de condôminos e até mesmo de pessoas que fazem parte da administração que não realizam o que lhe cabe e tentam justificar-se com as razões mais variadas. Uma razão muito comum é “não tive tempo”, é que essas pessoas embora sabem que tempo é só questão de prioridade. O mais interessante é que muitas dessas pessoas só teriam que prestar contas a si mesmas e mais ninguém, mas mesmo, assim, ficam se desculpando”.

É preciso analisar desculpa não é a justificativa que damos para os outros, ou para nós mesmos, para deixarmos de fazer algo por comodidade, por não o sentimos como prioritário, importante, etc. mas que não assumimos a verdadeira razão dessa decisão perante os outros e nós mesmos. Cabe-nos verificar e aplicar, que quando a força de vontade, as responsabilidades entram por uma porta, a famosa desculpa sai por outra. Daí a necessidade de termos a coragem de assumir que algo não é prioridade ou não queremos fazer, a famosa desculpa torna-se desnecessária, mas, devemos lembrar que estamos deixando de comparecer a uma Assembleia Condominial, estamos a deixar passar a oportunidade de mudar algo que não concordamos ou algo que podemos melhorar. Precisamos ser capazes de perceber a gravidade de uma situação e termos a dignidade de não nos omitirmos, lutamos contra a praga da desculpa e da terrível omissão e assumimos o nosso papel, fazemos o que temos que fazer, não transferimos a outros mediantes falsas justificativas. Na vida da comunidade condominial, temos que criar o saudável habito de dialogar uns com os outros e buscarmos a soluções juntos, pois, as contas são pagas por todas as unidades a cada início de mês. Precisamos aprender entre o que é provisório e o definitivo. Provisório é aquilo que tem um tempo definido; uma importância relativa; uma duração limitada. Definitivo é o que perdura no tempo; ultrapassa os limites da própria situação; é o que restará quando tudo o que for provisório passar.

Até o Próximo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.