Na tarde desta quinta-feira, 1º, o Parque Natural Municipal da Lajinha foi palco do lançamento do projeto “Bosque Ibitipoca Off Road”, resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), da organização do “rally” Ibitipoca Off Road” (IOR) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Para marcar o início do projeto, que simboliza os 30 anos do evento, foi realizado o plantio de nove espécies nativas da Mata Atlântica, com a fixação de placa denominativa no local que foi “adotado” pelo IOR, correspondente a uma área de 0,5 hectare.
O coordenador do IOR e idealizador do projeto de reflorestamento nesta área do Parque da Lajinha, Manuel Rezende, explicou que esta é uma forma de agradecer à natureza por tudo que ela proporciona durante a realização do “rally”. Neste primeiro momento, três árvores plantadas já foram identificadas com nomes de pessoas que possuem alguma representatividade no evento: Thannus Lancini, participante de todas as 30 edições do IOR, Emerson Loth, atual campeão master da categoria de motos, e Ângelo Marciano, diretor da Faculdade Suprema, parceira do evento. Foram plantados ipês (rosa, branco e amarelo), murta, quaresmeira, duas mudas de pau-brasil e duas pitangueiras. O ipê-rosa foi plantado pelo subsecretário de Assuntos Ambientais e Urbanos da Semaur, Adair Elpes.
Adair parabenizou a organização do IOR pela iniciativa e agradeceu a parceria do IEF no projeto, responsável pela doação das mudas plantadas. “Este ato realizado no Parque da Lajinha mostra o compromisso que a PJF tem com o meio ambiente e é um exemplo a ser seguido, pois quem ganha é a população”, declarou. O chefe do Viveiro de Mudas do IEF de Juiz de Fora, José Maurício Ferreira, destacou: “Desejamos que todos os anos uma área verde possa ser recuperada”.
A proposta é que o “Bosque IOR” seja permanente. Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, será realizado o plantio de 60 espécies também cedidas pelo IEF. As mudas receberão o nome dos campeões das 30 edições do enduro IOR, das principais categorias de motos e carros. Sendo assim, a organização do IOR prezará para que o reflorestamento seja feito anualmente, sempre com a mesma proposta.
Complementando a comemoração, também em 21 de setembro, será realizado o evento “IOR Sustentável”, com oficinas de artesanato reciclável, contação de histórias, ações de saúde, palestras interativas, desenvolvido com o apoio de empresas parceiras.
O Parque
Com os seus 880 mil metros quadrados, o Parque da Lajinha abriga uma diversidade de flora e fauna que o transforma em um dos pontos turísticos mais importantes de Juiz de Fora. Fundado em 1983, tem uma estrutura composta por coreto, bondes, quiosques, campo de futebol, viveiro de plantas e atrativos naturais para o lazer, tais como: lago, cachoeiras, trilhas, jardins e uma floresta remanescente de Mata Atlântica.
Ibitipoca Off Road
Considerado um dos maiores “rallys” do país, o evento “Ibitipoca Off Road” acontece há 30 anos, com o percurso de Juiz de Fora ao distrito de Conceição de Ibitipoca, em Lima Duarte (ida e volta). Na edição deste ano, o evento será no próximo final de semana, dias 3 e 4.
Fonte: PJF