O vereador Júlio Obama Jr. (PHS) apresentou na reunião da sexta-feira, 5, duas representações solicitando a inclusão de dados sobre pessoas com autismo nos censos demográficos do país. Uma das representações foi enviada para o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), e para a Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra.
Já a segunda representação foi direcionada ao Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas), e pede urgência na votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 139, de 2018, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto tramita no Senado e determina que seja obrigatório incluir informações específicas sobre pessoas com autismo nos censos demográficos.
O parlamentar defende que o conhecimento científico é essencial para aprimorar as políticas públicas voltadas para as pessoas com autismo. “Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado. Sendo aprovada pelo Senado, a utilização do censo para inclusão do Autismo, irá facilitar nas políticas públicas”, argumenta.
Fonte: CMJF