Ação conscientiza sobre o combate ao uso de drogas

O consumo de drogas tem se mostrado um dos mais complexos e inquietantes fenômenos dos novos tempos, exigindo que os governos e a sociedade partilhem a responsabilidade na busca de alternativas que levem à sua melhor compreensão e abordagem. Para isso, foi criado o dia Nacional de Combate e Enfrentamento às Drogas, comemorado no dia 26 de junho. A vereadora Ana do Pde Frederico (MDB), promoveu na tarde desta sexta-feira, 28, uma ação nas escadarias da Câmara Municipal para marcar a data, juntamente com a Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis, localizada no bairro Furtado de Menezes.

O  Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, ele foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo território nacional. Em Juiz de Fora, a primeira escola a implantar o Proerd foi a Escola Estadual Padre Frederico Vienkem, na década de 90, ainda na administração da vereadora Ana do Pde. Frederico, que conheceu o programa e logo em seguida adotou-o na instituição. “Nosso objetivo é de não só combater e enfrentar o uso das drogas, mas também fazer a prevenção, por isso, estamos trabalhando com as crianças. O Proerd faz um trabalho bonito com as crianças no programa de educacional de resistência às drogas. E unidos a este programa, estamos em parceria conscientizando as crianças, de que o uso das drogas é maléfico a saúde”, alertou a vereadora.

O cabo Alessandro, que é instrutor do Proerd, destacou que  a ideia é prevenir o uso de substâncias ilícitas dentro e fora do ambiente escolar. “Nós realizamos um trabalho de  conscientização das crianças, com os pais, com a família e com a comunidade, sobre a importância deles tomarem a decisão segura, sempre com o foco voltado mostrando que é errado o uso de substâncias ilícitas”, disse.

A Coordenadora da Escola Estadual Teodorico Ribeiro de Assis, Gilmara Cristina dos Santos, salientou que apesar da escola está inserida em um local de alta vulnerabilidade, a diretora realiza um trabalho individual com cada aluno da instituição. “O Proerd vem para nos dar maior acesso, pois é um trabalho de prevenção e de combate ao crime, e com isso, eles podem se multiplicar nas falas das crianças”, concluiu.

A aluna do Naylane Aparecida Dias, 10 anos, estuda no quinto ano e expressou a alegria em participar do programa. “Tem quatro meses que participo, e agora sei o que é certo ou errado”. Ela ainda confessou que quando observa amigos e parentes que usam algum tipo de substância, sempre alerta do perigo. “Eu digo que é errado, que essa não é a melhor opção para a vida. Tem coisas muito melhores”, finalizou.

Ainda durante a apresentação, o Cabo Alessandro juntamente com a vereadora, promoveram um quiz com diversas perguntas sobre substâncias químicas direcionadas às crianças, e a cada resposta correta, elas eram presenteadas. Participaram também do evento, os vereadores André Mariano (PSC), Juraci Scheffer (PT) e Marlon Siqueira (MDB).

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.