Estamos em uma seqüência de artigos que tratam do seu marketing pessoal, e o seu currículo está incluído nessa seqüência. O currículo não é apenas parte do protocolo de contratação das empresas: ele é o resumo da sua vida profissional.
Em muitos casos, o currículo é a única forma de que você dispõe para se fazer conhecer em uma empresa; logo, ele precisa ser lido. Para aumentar as chances de que isso aconteça, elabore o seu currículo sucintamente, mas não deixe de incluir informações relevantes da sua vida profissional.
Outra peça importante do marketing pessoal é a pasta de apresentação de serviços ou folder, como é conhecida no jargão profissional. A utilização do folder é recomendada para profissionais autônomos. Se este é o seu caso, saiba que no folder você pode incluir desde exemplos de serviços prestados para outras empresas até notas que tenham sido publicadas na imprensa sobre o seu trabalho, além, é claro, da descrição dos serviços que você presta e da sua qualificação para isso.
Sem palavras
Expressão corporal é um dos aspectos mais importantes no marketing de um profissional bem-sucedido. Há livros inteiros escritos sobre técnicas de como desenvolver o carisma ou o magnetismo pessoal; afinal, o corpo fala mais do que imaginamos!
Uma expressão corporal correta pode ser descrita da seguinte forma:
- postura naturalmente ereta;
- olhar direto, sem ser incisivo;
- distância física adequada para sentir-se à vontade, sem constranger nem ficar constrangido;
- aperto de mão firme, demonstrando segurança;
- sorriso amável e confiante;
- palavras pronunciadas em velocidade e entonação adequadas para uma perfeita compreensão, ditas com um timbre vocálico agradável e com as inflexões necessárias ao que quiser enfatizar.