Será realizada neste sábado, 22, a segunda edição do “Bem Comunidade”, das 9h30 às 13 horas, no campo de futebol do Distrito de Penido. O evento é organizado pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceira com a empresa Nexa, através do programa “Parceria pela Valorização da Educação” (PVE). Diversas secretarias da PJF também estarão envolvidas na ação. A proposta é integrar comunidade e escola, através de diferentes atividades.
Serão disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial e avaliação física, através da parceria com a Secretaria de Saúde (SS); e orientações sobre o Programa Bolsa Família, com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, através do “Procon Móvel”, também estará no local, atendendo às pessoas, tirando dúvidas ou ajudando na solução de problemas relacionados à compra de bens ou aquisição de serviços. E para crianças e jovens, lá estarão os equipamentos do “JF Lazer”, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Com o tema “Valorização da Educação”, a SE realizará gincana envolvendo os participantes. Os alunos da Escola Municipal (E. M.) “Nagib Félix Coury” prestigiarão o evento, apresentando número de dança. O projeto “Bem Comunidade” já foi realizado no Distrito de Humaitá, e ainda este ano estará em outras duas localidades: em 6 de julho, Rosário, e 20, Igrejinha.
“Parceria pela Valorização da Educação”
Programa presente em mais de cem municípios no Brasil. É realizado pelo Instituto Votorantim e outras empresas no país, juntamente com as secretarias municipais de Educação. Em Juiz de Fora, a empresa Nexa realiza parceria com a SE nas atividades do PVE.
O programa trabalha com duas frentes: formação, voltada para diretores e coordenadores das escolas participantes, dentro da temática escolhida pelo município; e mobilização social, que tem como foco possibilitar e estimular maior participação da comunidade nas decisões e ações que têm impacto na aprendizagem das crianças e jovens. Em Juiz de Fora, essa é a segunda frente que norteia as ações do “Bem Comunidade”, que conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Comunicação Pública (Secom).
Fonte: PJF