Comissão do Idoso firma compromisso para liberação de 1 milhão em verba para Acispes

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, vereador Kennedy Ribeiro (MDB), esteve em Belo Horizonte em reunião com o Secretário Estadual de Saúde, para firmar compromisso com o governo de Minas para liberação de 1 milhão de reais em verba para a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes). Desde janeiro a instituição está sem receber repasses e enfrenta dificuldades financeiras para manter o Centro Mais Vida.

De acordo com Kennedy, a reunião foi muito produtiva por apresentar solução imediata para a situação da Acispes. “Novamente o Centro Mais Vida estava para ser fechado por falta de repasse, e esse compromisso do secretário em liberar um milhão de reais vai dar uma sobrevida ao projeto, que é tão importante não só para o nosso município mas para toda a região”, disse, salientando que o trabalho realizado pela Acispes é de suma importância.

O programa já atendeu 74 mil idosos encaminhados pela Atenção Primária e é um projeto piloto que foi criado há 10 anos, dando suporte a outras 93 cidades em Minas Gerais. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, em torno de 75% dos idosos na cidade usam apenas o SUS, por conta da assistência do sistema para as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes.

Desde 2006, uma portaria do Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Nesse sentido, o Centro Mais Vida é referência na região no atendimento à pessoa idosa e os esforços são voltados para manter o programa funcionando. Também estiveram presentes na reunião, em Belo Horizonte, o prefeito de Rio Novo, que preside a Acispes, Ormeu Rabello, além do prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato, e do prefeito de Oliveira Fortes, Antônio Carlos.

 

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.