O prédio sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, que hoje abriga o Museu Ferroviário de Juiz de Fora, completará 90 anos de inauguração no domingo, 9. Para comemorar a data, nas próximas semanas, o público terá acesso a visitas guiadas, com foco na história e arquitetura do imóvel, localizado na Avenida Brasil, 2.001 – Centro, cuja construção teve início em 1927 e concluída em 1929.
A atividade será gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia pelo e-mail contatomfjf@gmail.com.
As visitas guiadas são organizadas e coordenadas pelo setor educativo do Museu Ferroviário. Conforme o gerente de Espaços da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Luiz Fernando Priamo, as visitas especiais apresentarão questões relativas à arquitetura ferroviária, desde a época de funcionamento da estação até o Museu, abordando ainda os imóveis do entorno. “O objetivo é oferecer suporte para que os visitantes compreendam melhor o espaço e, consequentemente, a cidade de Juiz de Fora, tão fortemente influenciada pela estação.”
O prédio apresenta arquitetura em padrões ecléticos, fachada clássica, estrutura em madeira, sendo coberto com telhas francesas.
Fonte: PJF