A primeira visita guiada noturna promovida pela Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Funalfa reuniu mais de 70 pessoas na noite de quinta-feira, 6. Coordenado pelos historiadores Carine Muguet e Fabrício Fernandes, o grupo percorreu as ruas principais do centro histórico de Juiz de Fora, recebendo informações sobre a cidade, desde a fundação até a consolidação como polo regional da Zona da Mata Mineira.
A visita também destacou curiosidades e aspectos arquitetônicos de prédios emblemáticos, como o Paço Municipal (atualmente ocupado pela Funalfa), o Cine-Theatro Central e o complexo tombado da Praça da Estação.
A visita foi criada a partir da demanda de alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum. Como muitos alunos trabalham durante o dia, a opção foi oferecer um horário alternativo. A visita acabou atraindo outras pessoas, como estudantes do ensino médio, alunos de outras faculdades, jornalistas e pessoas interessadas em conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Diante da grande procura, a Dipac avalia a possibilidade de promover outras edições da visita guiada noturna. A divisão também oferece atendimento diurno para grupos. O serviço é gratuito e pode ser agendado pelo telefone 3690-7327.
Fonte: PJF