Em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização de Acidentes com Queimaduras com Crianças e Adolescentes, o saguão da Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira, 06, o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, para dar esclarecimentos sobre as prevenções a que precisam ser realizadas nas residências.
O sargento Diogo Henrique Fernandes Coelho, utilizou um botijão de gás para dar orientações a população sobre o uso correto e manuseio do produto. “O botijão de gás precisa ser utilizado de maneira correta, as pessoas têm que, observar a validade da mangueira e não pode deixar com ela fique atrás do forno, para não ter aquecimento”. Diogo ressaltou ainda, sobre o uso adequado das panelas por cima do fogão dizendo que “é importante deixar as alças das panelas voltadas para dentro do fogão, minimizando o risco de alguma crianças pegar”, finalizou.
Já a cabo Aline Soares Silva Andrade, relatou que o número de queimaduras em crianças tem crescido muito no município e destacou que as pessoas precisam se conscientizar e prevenir. Aline destacou ainda que acidentes domésticos são comuns, mas é importante ter cuidado o diário com as crianças e adolescentes. “As queimaduras em geral acontecem principalmente com recipientes super aquecidos que estão em cima dos fogões”, ela falou também dos riscos de equipamentos elétricos deixados em tomadas. “É preciso observar se o equipamento está fora do alcance da criança. Pois acontece da crianças pegar e levar a boca, ocasionando uma descarga elétrica.
O vereador Fiorillo (PTC), autor da lei participou da ação e alertou aos pais da importância da não permanência de crianças na cozinha. “Nosso intuito é alertar aos pais dos perigos existentes dentro de casa. Um descuido já o suficiente para atingir as crianças, por isso, a prevenção é fundamental”, disse.
Fonte: CMJF