Divisão de Patrimônio promove visita guiada noturna ao núcleo histórico de JF

A Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) organiza a primeira visita guiada noturna que tem como tema o rico patrimônio histórico e arquitetônico do Centro de Juiz de Fora. A atividade é gratuita e acontecerá na quinta-feira, 6, a partir das 19 horas. O circuito terá início no Parque Halfeld, seguindo até a Praça Doutor João Penido (Estação).

A visita será conduzida pelos historiadores da Dipac, Carine Muguet e Fabrício Fernandes. A ideia foi criada a partir da demanda de alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum. “Boa parte dos estudantes trabalha durante o dia. Daí surgiu a ideia da visita noturna, como forma de incluí-los na atividade. A alternativa acabará sendo experiência legal para eles e nós. Uma oportunidade para conhecer e mostrar a cidade sob perspectiva diferente”, avaliou Fabrício.

Ele explicou que, apesar de a visita ter sido demandada por universitários da Doctum, qualquer pessoa interessada poderá acompanhar o circuito. No trajeto, Carine e Fabrício contarão a história de Juiz de Fora, desde sua formação até a consolidação como polo regional da Zona da Mata mineira, com direito a revelação de algumas curiosidades. “O grupo também terá explicações sobre imóveis emblemáticos, como o centenário Paço Municipal, o Cine-Theatro Central, a Praça João Pessoa e o complexo da Praça da Estação, considerado marco zero da cidade”, antecipou Carine.

A Dipac oferece regularmente visitas guiadas ao núcleo histórico de Juiz de Fora a grupos escolares, estudantis e de outra natureza. O serviço pode ser solicitado e agendado pelo telefone 3690-2307.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.