Nesta sexta-feira, 31 de maio, Juiz de Fora completa 169 anos. A origem do nome Juiz de Fora gera muitas dúvidas quanto a sua denominação. Na verdade, o juiz de fora era um magistrado, do tempo colonial, nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia juiz de direito. Alguns estudos indicam que um juiz de fora esteve de passagem na região e hospedou-se por algum tempo numa fazenda e que, mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado de Santo Antônio do Paraibuna.
O município, que foi desembargado de Barbacena e elevado a essa categoria em 31 de maio de 1850, com o desenvolvimento da produção cafeeira na região, experimentou o desenvolvimento urbano nas primeiras décadas do século XIX. Anos depois, em 1856, veio o título de cidade.
Anteriormente, voltando em 1850, o povoado tinha sido elevado a Vila de Santo Antônio do Paraibuna. De lá para cá, muita coisa mudou. A cidade cresceu, se desenvolveu e, junto com o progresso e avanço tecnológico, se tornou parte importante da história do estado de Minas Gerais e do Brasil.
E para celebrar seus 169 anos, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizou uma programação para esta sexta-feira, 31, a partir das 11h30. As apresentações acontecerão na Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, no calçadão da Rua Halfeld, Centro.
A abertura ficará por conta da Banda da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha do Exército. Posteriormente, espetáculos de dança e música, pautados nas etnias que fundaram e colonizaram Juiz de Fora, dão sequência aos eventos. Conforme a PJF, haverá representantes das culturas alemã, árabe e africana, com coreografias típicas, além de músicas italianas e portuguesas.“Nestes 169 anos, a ideia é resgatar, valorizar e divulgar a importância das etnias que formaram a cidade. Referenciar nossa memória é forma de preservar nossa identidade”, afirmou a gerente do Departamento de Acesso à Cultura, Giovana Bellini. Durante o evento, profissionais do Hemocentro Regional de Juiz de Fora oferecerão serviços como aferição de pressão arterial e orientação sobre doação de sangue.
Carreata solidária
Pela segunda vez, no dia do aniversário de Juiz de Fora, a Fundação Hemominas presenteia a cidade com incentivo à solidariedade. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar esse ato nobre, em parceria com a Prefeitura, o grupo “Médicos do Barulho”, a Santa Casa de Misericórdia e o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o Hemominas promove a carreata solidária “Doe Sangue, doe Vida”.
O percurso, que terá início às 9h30, sairá dapraçado Bom Pastor e seguirá até o Bairro Manoel Honório, passando pela Avenida Rio Branco, com retorno e encerramento no Parque Halfeld. De lá, os participantes seguirão para o evento na Praça João Pessoa.
Confira a programação dos eventos em celebração ao aniversário de 169 de Juiz de Fora
9h30 – Caravana solidária (Saída da praça do Bairro Bom Pastor)
11h30 – Programação cultural – Praça João Pessoa (em frente ao Cine-Theatro Central)
- Orientações com Hemominas
- Banda da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha
- “Maculelê” – “Gente em Primeiro Lugar”
- Dança árabe, com “Canto do Ventre”
- Música típica alemã, com “Duo EinProsit”
- Dança alemã, com Associação Alemã de Juiz de Fora