Onça-pintada é flagrada durante a madrugada na zona Norte

A onça-pintada encontrada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apareceu novamente em área urbana. Na madrugada desta terça-feira, 7, por volta das 2h30, um policial militar fotografou a onça-pintada às margens do Rio Paraibuna, na Avenida Garcia Paes Rodrigues, próximo ao Parque de Exposições, na zona Norte.

As imagens foram registradas pelo cabo Rafael Moraes, da 4ª Companhia Independente de Policiamento Especializado da Polícia Militar (4ª Cia Ind. PE). O policial estava à caminho de sua residência quando percebeu uma movimentação próximo a rodovia. Ele virou o veículo, parando o mesmo em frente ao local. Após direcionar o farol do carro, o militar conseguiu visualizar a onça-pintada, e fez o registro em seguida. Ainda segundo o CB Moraes, ele acionou a sala de operações da 4ª Cia Ind. PE para as demais providências.

Ainda durante a madrugada do dia 7, câmeras de vigilância de um apartamento, localizado no Bairro Industrial, flagraram, às 3h da manhã, o felino circulando pelas ruas Henrique Simões e Salvador Nota Roberto. Conforme a UFJF, mais tarde, às 5h, armadilhas fotográficas flagraram o animal passando pelo Jardim Botânico da UFJF.

Além desses flagrantes, a movimentação do animal fora da área do Jardim Botânico já foi registrada em outros pontos: a onça-pintada esteve no estacionamento de um hotel na madrugada de 26 de abril e, recentemente, no estacionamento e uma igreja ao lado da mata no dia 1º de maio.

ORIENTAÇÕES

Conforme orientações da Universidade, caso a onça-pintada seja avistado e em situações de emergência, moradores podem acionar a Companhia pelos telefones 190 e 3228-9050 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A instituição ainda orienta que a população evite atividades nas margens do Rio Paraibuna, na área da Mata do Krambeck e em imediações da floresta, entre 17h e 6h. Conforme o Guia Prático de Convivência entre Predadores Silvestres e Animais Domésticos elaborado pelo Cenap/ICMBio, onças-pintadas normalmente têm medo do homem e tendem a evitar sua presença. No entanto, segundo o guia, é preciso evitar atividades que possam causar habituação do animal ao ser humano, ter precaução e seguir orientações de segurança.

Caso se depare com a onça:

– Mantenha a calma.

– Levante o braço, sem movimentos bruscos, para se parecer maior.

– Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça.

– Afaste-se lentamente de frente; não dê as costas.

– Dê espaço para ela se afastar também, o que é uma tendência do animal.

– Se estiver com criança, pegue-a no colo, para evitar que ela saia correndo; ou leve-a para trás de você, protegendo-a.

– Não atire pedras ou outro objeto e nem corra, para não atiçar o instinto do animal.

– Sem tirar os olhos da onça, fale alto e firme, não grite;

HISTÓRICO

Na ultima quinta-feira, 2 de maio, foi anunciado que a onça-pintada encontrada no Jardim Botânico será capturada e transportada para uma área segura e adequada à espécie.

O animal, raro e ameaçado de extinção, foi avistado por vigilante do Jardim Botânico, na noite do dia 25 de abril, em torno das 22h. Na sexta-feira, 26, UFJF anunciou o fechamento temporário do Jardim Botânico, inaugurado no último dia 12 de abril. Desde então, apenas a equipe especializada tem acesso para o monitoramento e o trabalho de captura. Conforme a instituição, pelo menos, há 80 anos não há registro do animal na Zona da Mata mineira.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.