Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão inaugurou, nesta quarta-feira, 10, as obras de drenagem e pavimentação do bairro Santa Cruz. A intervenção complementa os trabalhos realizados na primeira etapa e tem como objetivo solucionar um problema antigo da comunidade, com melhorias no sistema de drenagem desde a parte mais alta do bairro, possibilitando a interligação com o córrego e garantindo mais segurança.
Durante a inauguração, a prefeita destacou a relevância da participação dos moradores. “O primeiro aspecto importante dessa obra é a participação da comunidade. Quero agradecer a todo o mundo da comunidade que participou conversando, dando ideia e sugerindo como é que deveria ser a obra. O segundo agradecimento é para a Câmara, já que essa obra foi feita com recurso do FINISA, e são as obras que são necessárias para a cidade. E, em terceira coisa muito importante que nós temos: equipe técnica de alta qualidade”.
Moradora da região, Cássia Gavioli ressaltou a importância da intervenção para a melhoria do cotidiano. “Essa obra representa mais dignidade, mais qualidade de vida, mais segurança para nós, porque nós não queremos mais que vivenciar toda aquela situação que nós vivenciamos há algum tempo atrás. Tenho certeza que tudo aquilo vai ser passado. Essa obra veio para ficar e vai fazer muita diferença na nossa vida”.
A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, reforçou a importância da escuta ativa às demandas da comunidade. “A gente só acerta quando a gente faz aquilo que a comunidade pede e precisa fazer porque quem sabe da comunidade é quem mora lá”.
A intervenção abrange quatro ruas e uma avenida com nova rede de drenagem, além de quase seis mil metros quadrados de pavimentação. Incluindo a primeira fase, foram executados mais de 1,1 quilômetro de rede de drenagem, contemplando as ruas Miguel Marinho, Altamiro Venâncio, Justino Gomes Monteiro e João Ferreira de Morais, além da Avenida Dr. Simeão de Faria.
O valor investido foi de quase seis milhões de reais, destinados à solução de problemas históricos de alagamentos na região. Por meio da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), foram realizados 5.761,75 metros quadrados de asfaltamento nesta última etapa.
A obra integra um conjunto de intervenções de drenagem promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora, que, há dois anos, solucionou também os problemas históricos da várzea de Benfica.Em dezembro desse ano, as intervenções foram finalizadas em Graminha.