O número de infrações de trânsito, no primeiro trimestre de 2019, reduziu em 13,59%, segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (Settra). Entre janeiro de março de 2018, foram registrados um total de 17.819 infrações, contra 15.398 no mesmo período em 2019.
No primeiro período deste ano, o ranking de infrações foi liderado, por estacionamento irregular, com 6.873 autuações, 5,14% a mais do que as infrações registradas em 2018, que ficou com 6.537.Já as autuações por excesso de velocidade tiveram uma redução de 29,93%, este ano foram registradas 6.345, e 9.055 em 2018.
Para o gerente do Departamento de Fiscalização de Trânsito, Paulo Peron Júnior, a queda no número de autuações em excesso de velocidade, está ligada ao caráter educativo do radar. “O radar, que é um equipamento de fiscalização eletrônica e que funciona 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, então quando implantamos um novo ponto de fiscalização eletrônica, o condutor não está acostumado com aquele novo equipamento no determinado lugar e acaba excedendo o limite de velocidade sendo multado. Com o passar do tempo, os motoristas vão acostumando com aquele radar e vão aumentando o nível de respeitabilidade.”
Já as multas aplicadas pelo uso de celular ao volante aumentaram 23,74%, sendo 476 em 2018 e 589 em 2019. “Referente ao aumento no número de autuação de trânsito por o uso do celular é devido ao aumento da fiscalização. Os usos do telefone móvel na direção não são realizados pelo equipamento eletrônico e sim pelos olhos dos nossos agentes de trânsito”, explica Peron
O gerente ainda acrescenta que os investimentos na fiscalização eletrônica beneficiaram os trabalhos dos agentes de trânsito.“Então com a melhora na fiscalização eletrônica, que foi um investimento para a qualidade deste serviço com o uso da tecnologia, gera uma melhor atenção na qualidade dos nossos agentes, que tem a disponibilidade para fiscalizar outros tipos de infrações e em outros lugares”, explica Peron.
Campanha de trânsito mais seguro
Será realizado neste domingo, 5,às 8 horas, na avenida Rio Branco, a abertura oficial da campanha “Maio Amarelo – No Trânsito, o sentido é a vida!”, que tem o objetivo de trazer o tema segurança viária, mobilizando toda a sociedade e abordando a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A abertura do evento será marcada por uma exposição de veículos antigos do Vintage, simulação de resgate de acidentes com Corpo de Bombeiros e participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adesivação de táxis com a temática do Maio Amarelo, entre outras atividades.