Viver em condomínio sempre foi difícil pois as pessoas colocam os seus pontos de vistas como única possibilidade, não permitindo que aos outros participem também com os seus pontos de vista. Daí quando vivemos ou estamos na vida coletiva precisamos aprender a não querer resolver qualquer problema como se diz, “resolver de cabeça quente”, pois quando falamos em relacionamento precisamos dialogar sempre.

Nos conflitos precisamos praticar as quatro virtudes que devem fazer parte de nossas atitudes no dia a dia, que são: Prudência, justiça, fortaleza e temperança. A prudência dispõe a razão para discernir em todas as circunstancias sobre o que é certo e deve ser feito e ajuda a escolher os meios justos para atingir objetivos. Justiça é a virtude que nos dá uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhe é devido. Fortaleza (força), nos assegura a firmeza nas dificuldades e o domínio da vontade e a constância na procura do bem. Temperança (moderação), nos proporciona o equilíbrio em nossas ações.

Observe que os grandes líderes e também as pessoas de sucesso duradouro pautaram suas vidas praticando nessas virtudes.

A vida em coletividade, ou seja, a comunidade condominial exige de cada um morador, tenha um conjunto de virtudes que precisam ser cultivadas e que moldam o caráter e as fazem realmente pessoas humanas, e essas são essenciais para uma vida harmoniosa e de paz, vejamos: O respeito como virtude principal, as demais podendo destacar, simplicidade humildade, paciência, generosidade, lealdade, amizade, sinceridade, ordem, sobriedade, gratidão, empatia e perseverança. Estas virtudes levam qualquer pessoa ou profissional de qualquer profissão ou atividade, da mais simples às mais complexas principalmente as que lidam com várias pessoas pois o comportamento éfundamentado em valores e princípios elevados, que precisam ser desempenhados com base nos valores que enumeramos.

Daí vamos ver que virtude é um habito que se constrói pela repetição. Assim, para ser paciente é preciso praticar a paciência. Para ser leal é preciso praticar a lealdade. Os estudiosos do comportamento humano afirmam que a maior virtude dos grandes líderes é a humildade, seguida pela gratidão.

Pessoas vitoriosas sabem que ninguém chega ao pódio sozinho e isso faz humildes e também agradecidas aos que as ajudaram a chegar onde estão.

Daí a importância que façamos uma avaliação constante como estamos praticando essas virtudes nos nossos relacionamentos ou seja na nossa vida? Quais são os nossos valores?

Na vida da comunidade condominial deve-se primeiramente dialogar, daí o sindico precisa exercitar sua capacidade de comunicar e dialogar com todos no condomínio, que sejam condôminos ou não. É importante não colocar o seu ponto de visa como única possibilidade, permita que todos participem é para isso que as leis criaram as Assembleias Gerais Extraordinárias e é nelas que os problemas, obras, enfim todas as coisas de interesse de todos pois qualquer ação no condomínio afeta a todos.

Até o próximo.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.