Segunda fase da campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe, já começou. Nesta segunda-feira, 22, em todo o país, inicia-se segunda fase de imunização, em que outros grupos de público-alvo poderão se vacinar. A campanha acontece até 31 de maio e o Dia D será no dia 4 de maio, sábado.

Na segunda fase, será realizada a vacinação de todos os grupos prioritários, sendo eles: os idosos, puérperas, que são mulheres com até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, doentes crônicos (dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo MS e com receita médica), professores das redes pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Crianças e gestantes também poderão buscar unidades de saúde para continuarem sendo vacinadas.Além disso, durante esse período, ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

A primeira fase da campanha, destinada a crianças e a gestantes, começou no dia 10 de abril e terminou no último dia 17 em Juiz de Fora. De acordo com o Setor de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no período de 10 a 15 de abril, não incluindo final de semana, foram aplicadas 2.430 doses da vacina. Ainda conforme os dados, foram administradas 1.977 doses em crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, e 453 em gestantes. A cobertura vacinal nessa primeira semana de campanha referente a esse público é de 6% e 9,65%, respectivamente.

Foto: Arquivo / Rafaela Frutuoso

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B.

Segundo a Secretaria de Saúde, Juiz de Fora também traz novidades durante a campanha. A vacina para o grupo de idosos será oferecida não só nas 63 unidades básicas de Saúde (UBS), mas também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Para este grupo, a vacina não será mais oferecida para este grupo no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. O DSI fica na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, e a vacinação, lá, será oferecida de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 15h30.

Já os demais grupos prioritários poderão procurar uma das 63 UBS da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 10h30 e das 13 horas às 16h30. Ou, se preferirem, ir até o PAM Marechal – 3° andar, entre 8 horas e 16h30.

A SS informa que gestantes e crianças também podem procurar o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 722, Centro, entre 8 horas e 15h30.

Os moradores que residem em bairro com cobertura de UBS devem fazer o agendamento na própria unidade. Já aqueles que moram fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

 

Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):

  • Unidades básicas de Saúde: 8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
  • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas
  • Departamento de Saúde do Idoso: 8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos
  • PAM Marechal: 8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos idosos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.