Regional Leste recebe visita surpresa da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social e do Fiscaliza JF

A Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), representada pelo vereador Dr. Antônio Aguiar (MDB), o presidente da Casa Luiz Otávio Coelho – Pardal (PTC) e os vereadores Juraci Scheffer(PT) e André Mariano (PSC) fizeram uma visita surpresa ao Departamento da Unidade Regional Leste na tarde dessa quarta-feira, 3. Eles estavam acompanhados pela equipe do Fiscaliza JF, projeto criado na CMJF para fiscalizar equipamentos públicos municipais.

Os vereadores foram recebidos pela gerente Luanda Nascimento que respondeu os questionamentos, tirou dúvidas, apresentou números e percorreu as áreas da unidade de saúde com os vereadores. Durante a visita, todos os ambientes, acomodações e áreas comuns foram fotografados pela equipe do Fiscaliza JF.  De acordo com o supervisor do projeto, Vinícius de Azevedo, desta vez a visita foi realizada a pedido dos vereadores. “Essa parceria é fundamental para que os problemas cheguem ao conhecimento das autoridades e as demandas sejam realmente solucionadas”, falou.

A estrutura física do prédio chamou a atenção dos vereadores.  Para Juraci Scheffer é preciso uma reforma urgente no local.“Falta pintura, revitalização, acomodações melhores. Os profissionais também precisam de um melhor lugar para trabalhar. O ambiente da Regional Leste é de doença, as pessoas já chegam aqui agoniadas. Está tudo estragado”, falou.

Para o presidente da Comissão de Saúde, além da estrutura física do prédio faltam profissionais na unidade. “Destacamos a falta de pediatras e uma necessidade ainda maior de clínicos. Hoje o déficit é de cinco profissionais, o que prejudica muito a escala. Sabemos que a falta de investimento na atenção primária acaba sobrecarregando unidades de urgência e emergência como a Regional Leste. Este problema é antigo, mas é preciso investir mais”, falou Aguiar.

A gerente Luanda reconheceu a falta de profissionais, mas afirmou que novos clínicos já estão sendo selecionados. “Cinco médicos pediram demissão na última semana. Muitos passam em provas de residência ou recebem outras propostas e acabam deixando o serviço aqui. Mas a prefeitura já está em processo de contratação”, afirmou.

As fotos tiradas durante a visita serão anexadas a um relatório preparado pelo Fiscaliza JF. O documento será enviado pelos vereadores nos próximos dias ao secretário Municipal de Saúde Paulo César de Oliveira e ao Prefeito Antônio Almas para cobrar uma solução.

O presidente da Casa, Pardal disse que com a ação, os vereadores estão cumprindo o papel de fiscalização do Executivo.“Em parceria com o Fiscaliza JF iremos não só levantar os problemas, mas cobrar soluções efetivas da Prefeitura. Devemos isso ao usuário que precisa de assistência e ao profissional que busca melhores condições de trabalho”, concluiu.

Quem deseja fazer pedidos de fiscalização ao Fiscaliza JF pode comparecer à Câmara Municipal, entrar em contato pelo telefone 3250-2908 ou fazer a solicitação pela internet.

Fonte: CMJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.