Workshop aproxima mulheres cientistas do empreendedorismo

O Anfiteatro das Pró-reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta terça-feira, 2, o workshop “Empoderamento, comunicação e liderança”, evento de abertura do Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela). A iniciativa, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), busca aproximar as mulheres cientistas do empreendedorismo e da inovação.

Na abertura, a gestora de Qualidade do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, Débora Marques, disse que é possível notar um grande número de mulheres pesquisadoras no meio acadêmico, porém o mesmo não acontece na área de empreendedorismo. “A participação feminina ainda não é expressiva, como podemos observar nas empresas incubadas no Critt. Principalmente entre os societários, há pouquíssimas mulheres.”

O workshop foi ministrado por Priscila Pinheiro, consultora e professora de Marketing Digital. Foram realizadas duas dinâmicas com as participantes, que tiveram o objetivo de criar conexão entre elas, além de as fazerem perceber a importância de seus projetos para a sociedade. Priscila destacou que a inserção das mulheres no empreendedorismo é uma questão de justiça. “Somos maioria na sociedade, mas estamos sub-representadas em diversas áreas. Precisamos buscar igualdade.”

Para Yale Soares, representante da Fapemig, iniciativas como o Dela, que oferecem espaços exclusivos para mulheres apresentarem suas pesquisas são essenciais, pois criam uma rede de apoio a essas mulheres. “Em ambientes exclusivos para o gênero feminino, as mulheres ficam mais confortáveis e confiantes em dividir seus desafios e buscar oportunidades juntas, contando com uma rede de mentorias, conteúdos e suporte dos núcleos de inovação tecnológica.”

O workshop foi o evento de abertura do Dela. A iniciativa abrirá suas inscrições para submissão de projetos em abril e contará com uma série de atividades até julho. As edições-piloto do Delas ocorrem em outras cinco cidades: Belo Horizonte, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa.

 

Fonte: UFJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.