O celular se tornou algo praticamente indispensável, pelo menos para maior parte da população. A cada dia que passa, ficamos mais dependentes deste tão pequeno e poderoso aparelhinho, que coloca o “mundo em nossas mãos”.
Mas o uso contínuo do aparelho pode trazer alguns vícios técnicos, por isso conversamos com o técnico especializado da Emergência do Celular, Rodrigo Ubaldo, que passou algumas dicas para aumentar o prazo de vida útil do seu aparelho.
Proteção contra quedas
A aplicação da película de vidro ou silicone, o uso de capas anti-choque, protege a tela, evitando danificá-la. “A película de vidro tem uma vantagem sobre a de silicone, pela durabilidade de não arranhar com tanta facilidade”, ressalva o técnico.
Evitar a carga completa do aparelho
O ideal é retirar o aparelho do carregador entre 95 e 99%, evitando chegar aos 100%. Deixando o aparelho conectado mais que isso, ele pode ocasionar um aquecimento na bateria, diminuindo o tempo de vida útil.
Diminuir o brilho da tela
A tela do aparelho ligada continuamente contribui para o aquecimento do aparelho para evitar este aquecimento.O ideal é o cliente colocar um plano de tela escuro, para diminuir o brilho, minimizando o aquecimento.
Evitar o uso do aparelho durante o carregamento
O uso do aparelho durante o carregamento contribui para o aquecimento da bateria, causando uma diminuição no tempo de vida útil dela, além de trazer outros riscos, como o usuário poder sofrem alguma descarga elétrica, em casos de relâmpagos, ou de danificar o conector de carga devido aos movimentos realizados. Rodrigo explica que, pelo fato do conector ser frágil, ele pode ser danificado facilmente.
Manter a memória do telefone limpa
Manter a memória limpa do aparelho, você evita o travamento do telefone e evita o aquecimento. Fazer o back-up das fotografias é uma alternativa para contribuir na limpeza da memória, porém é necessário ter uma atenção em especial com os aplicativos instalados e mensagens de WhatsApp.
“Muitos clientes chegam aqui na loja, reclamando dos travamentos do aparelho. Quando vou olhar, percebo a quantidade de aplicativo desnecessário instalado no celular”,conta o técnico.
Para celularescom pouca memória o ideal é deixar instalado no aparelho somente aplicativos com uso constante. Aplicativos com uso esporádicos, instale apenas no momento em que for usar, desinstalando após o uso.
Outro vilão das memórias são as mensagens de áudio e vídeo enviadas pelo WhatsApp. Existem algumas pastas com o nome “Sent” que são mensagens (áudio, foto e vídeo) enviadas pelo próprio celular. É importante verificar sempre essas pastas, justamente para apagar mensagens desnecessárias.
Para ter acesso a essas pastas o usuário deverá encontrar a pasta “WhatsApp”, seguindo de “Media”, dentro dessas pastas existirão outras, sendo uma para áudio, documentos, imagens e outras categorias, dentro de cada categoria existirá uma pasta “Sent” para que você possa analisar o que apagar.
Uso do carregador original
O que importa no carregador é a corrente e a voltagem. O carregador original é produzido para atender um marca e modelo específico de celular. O problema do carregador pirata é que muita das vezes ele vem com uma corrente e voltagem descrita que não é a real, além de não ser um produto certificado, que pode danificar seu aparelho, aquecendo, ou até mesmo causar um curto-circuito e explodindo.
O uso do carregador veicular ou carregar o aparelho através de um USB de um computador não causa prejuízo para o telefone.
Não levar o aparelho para o banheiro
Muitas pessoas têm o costume de levar o aparelho para o banheiro, para ouvir músicas durante o banho, porém essa prática com o tempo pode danificar seu aparelho. O vapor da água poderá entrar no aparelho e danificar a placa.