Secretarias de Atividades Urbanas e Meio Ambiente participam do “Dia da Segurança” e “Dia Verde” no Bem Comum Bairros

O primeiro Bem Comum Bairros deste ano, que acontecerá entre 18 e 23 deste mês, no Bairro Santa Luzia, contará com a participação das Secretarias de Atividades Urbanas (SAU) e Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que levará parte dos serviços ofertados pela pasta ao bairro.

Nesta terça-feira, 19, a Praça Padre Geraldo Pelzers será o cenário do “Dia da Segurança”. O Departamento de Licenciamento e Atividades Econômicas e Urbanas (Dlau) da SAU levará para a população informações sobre alvarás de localização para estabelecimentos, além de autorização para atividades econômicas e para eventos em geral. Já o Departamento de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas (Dfau) vai esclarecer dúvidas e acolher possíveis denúncias relacionadas às posturas municipais.

Haverá, também, oferta de serviços das Secretarias de Transporte e Trânsito; de Segurança Urbana e Cidadania, com a Subsecretaria de Defesa Civil e Guarda Municipal; de Desenvolvimento Social, de Saúde; de Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); e da Casa da Mulher, que estarão divididos entre a praça e o Curumim do bairro, que fica na Rua Ibitiguaia, 1.240. Além disso, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) participarão da programação.

Já na quinta-feira, 21, acontecerá o “Dia Verde”, que levará, além dos serviços da Dlau e da Dfau, uma extensa programação focada na preservação do meio ambiente.

No Curumim Santa Luzia, o Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da SMA montará um estande para prestar informações relativas à pasta e promoverá a distribuição de mudas ornamentais, a doação de cem cartilhas para colorir, com informações sobre o Rio Paraibuna, para as crianças, além de realizar um plantio de espécies nativas da mata atlântica no local. A ação, que também faz parte da programação da semana em comemoração ao “Dia Mundial Florestal” e ao “Dia Mundial da Água”, tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre preservação do meio ambiente, a necessidade do plantio de árvores e da conservação do meio ambiente. As mudas distribuídas foram doadas pela Empresa Municipal de Pavimentação (Empav).

O “Dia Verde” contará com a participação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), entre outros.

Bem Comum Bairros

O Bem Comum Bairros, promovido pela Secretaria de Comunicação Social, com novo formato desde agosto de 2018, foi ampliado e reformulado, com o objetivo de estar mais presente da comunidade. Várias atividades ocorrerão no decorrer da semana, com a participação do prefeito Antônio Almas. A escolha do local foi realizada por meio de consulta pública. A votação, pioneira na cidade, foi feita por meio do aplicativo Colab, com foco na promoção da participação popular para uma gestão democrática e colaborativa.

 

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.